Buscar

Qual a relação entre o fazer ciência e o construir uma visão de mundo? E o que você pensa sobre a visão do seu colega?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A visão de mundo, baseada unicamente em idéias que podem ser testadas com observação empírica, está de acordo com os mais altos níveis de objetividade, mas é severamente limitada em utilidade.

Os limites surgem por duas razões: primeiro, muitas idéias falsificáveis não podem ser testadas adequadamente até que suas repercussões já tenham sido sentidas; segundo, o alcance da ciência é limitado, e a ética, que compõe uma parte inevitável de qualquer visão de mundo útil, é em grande parte infalsificável.

Assim, uma visão de mundo que age apenas sobre componentes científicos é prejudicada pela falta de relevância moral. A religião organizada tradicionalmente tem desempenhado um papel central na definição dos valores morais, mas perdeu muito de sua influência após a descoberta de que os princípios-chave (como o Criador pessoal de Gênesis) contradizem a realidade empírica.

O aparente enigma é que as visões de mundo estritamente científicas são amorais, enquanto muitas cosmovisões religiosas de longa data provaram ser não científicas. O caminho para sair deste enigma é reconhecer quenão idéias científicas, como distintos de un idéias científicas, são componentes aceitáveis de uma visão de mundo científica, porque não contradiz a ciência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais