Buscar

qual a importância da lei 8.112/90

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Esta lei é de grande importância para que a administração pública tenha uma maneira de organizar a sua estrutura, em relação aos servidores públicos. Nela está contida tudo que referi-se aos servidores públicos como: do provimento até da assistência à saúde. É uma lei com 253 artigo que tem uma abrangência muito grande em relação aos agentes públicos não deixando dúvida dos seus direitos e obrigações, como dos deveres e das proibições aos servidores, mas também não deixa de fora a responsabilidade que a administração pública tem em relação aos seus servidores.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A administração pública federal conta, atualmente, com mais de 1 milhão de servidores ativos segundo dado do portal da transparência.

Nesse contexto, faz-se necessário regular uma série de questões visando a tutela dos direitos desses servidores bem como a garantia do bom funcionamento da administração pública. É esse o papel a que a Lei 8.112/1990 se propõe e daí decorre a sua importância.

Ao tratar de Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição, a lei estabelece requisitos para o acesso aos cargos públicos e determina sua dinâmica. Impedem-se, com isso, favorecimentos, apadrinhamentos e nepotismo.

O título que trata dos direitos e vantagens dos servidores é fundamental para estabelecer os limites e condições de remuneração dos ocupantes de cargos públicos. É uma garantia para o servidor, que pode planejar sua vida a partir desses direitos e vantagens, e também para a população em geral, que pode contestar os gastos e vantagens concedidos fora dos limites ali instituídos.

Por fim, o regime disciplinar e o processo administrativo disciplinar, previstos nos Título IV e V da Lei, são particularmente importantes. A enumeração de deveres, proibições, responsabilidades e penalidades aplicáveis aos servidores, ajuda a promover a ética, a moralidade e a boa prestação dos serviços públicos.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais