Buscar

Como foi a evolução do direito entre Portugal e Brasil ?

💡 3 Respostas

User badge image

Ingrid Oliveira

No Brasil dos primeiros tempos, dos anos 1500 e 1600, os portugueses ocuparam o

 

No Brasil dos primeiros tempos, dos anos 1500 e 1600, os portugueses ocuparam o litoral da colônia e ficaram muito concentrados 

litoral da colônia e ficaram muito concentrados no litoral do nordeste. Eles estavam muito interessados no comércio com a Índia e eles pensaram no Brasil como uma espécie de ponto de parada na rota para as Índias. A primeira forma de governo no Brasil Colônia foi o sistema de capitanias hereditárias. As capitanias em geral fracassaram, com exceção de São Vicente e Pernambuco. Diante do fracasso, Portugal estabeleceu um sistema centralizado de governo, que foi o Governo-Geral. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de SousaDuarte da Costa e Mem de Sá. Quando os portugueses chegaram à conclusão de que era preciso dar um ganho econômico ao Brasil, eles se concentraram principalmente na produção de açúcarplantando a cana-de-açúcar. Eles tinham uma vantagem com a plantação da cana-de-açúcar porque já tinham a experiência na costa da África. Só que para tocar uma grande fazenda de cana, eles necessitavam de braços. Então era necessário encontrar uma saída para o problema da mão de obra e foi aí que os portugueses começaram a utilizar os índios e a explorar o tráfico africano.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre como se deu a evolução do Direito e as formulações de Doutrinas e a influência do direito português sobre o direito brasileiro vamos utilizar nossos conhecimentos sobre História do Direito Brasileiro.
Quando se trata da evolução do Direito, especialmente entre as relações Brasil e Portugal devemos levar em consideração as relações históricas que permeiam os dois países de forma colonial.

Boa parte dessa formulação foi influenciada pela Igreja Católica e pelo direito romano, por meio dessa afinidade inicial as afinidades com alguns modelos políticos foram disseminadas pelo território de forma mais intensa.

A Primeira Constituição do Brasil foi autorizada por Pedro I, incluindo o poder moderador e outras definições que foram instituídas a partir de considerações feitas pelo governo português e de aprendizados com a metrópole.


No contexto da influência do direito português na formulação do direito brasileiro é fundamental analisar a condição histórica de sua promulgação, assim como as sua implicações. Como consequência as notações do direito português são vistas até hoje.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais