Buscar

Determinado município institui taxa de fiscalização de anúncios usando como base de cálculo o valor do anúncio

Determinado município institui taxa de fiscalização de anúncios usando como base de cálculo o valor do anúncio. Comente a constitucionalidade da taxa

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

É constitucional o município instituir taxa de fiscalização de anuncios.

TRIBUTÁRIO. MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE. TAXA DE FISCALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS (TFA). CONSTITUCIONALIDADE. De presumir-se a efetividade da fiscalização exercida pelos agentes da Municipalidade de Belo Horizonte, uma das maiores do País, no controle da exploração e utilização da publicidade na paisagem urbana, com vista a evitar prejuízos à estética da cidade e à segurança dos munícipes. De outra parte, não há confundir as dimensões do anúncio, critério estabelecido para o cálculo da taxa devida, com a área do imóvel de sua localização, elemento componente da base de cálculo do IPTU, para fim de identificação do bis in idem vedado pela Constituição. Recurso conhecido e provido”.

(RE 216.207, Rel. Min. Ilmar Galvão, Primeira Turma, DJ 25.6.1999).

A base de cálculo definida pelo município também se coaduna com as limitações constitucionais elencadas no art. 145, §2º da Constituição Federal.

A limitação que determina que não se pode instituir taxa com a base de calculo própria de imposto não incide caso a base de cálculo utilize apenas um dos dados da base de calculo de imposto.

Desta forma, é constitucional a intenção do município.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais