Buscar

O que é Autotutela?

💡 14 Respostas

User badge image

Paulo Moreira

Autotutela, é o uso da força para satisfação de interesses. É a repressão aos atos criminosos, seja ela empregada por meio de vingança ou a fim de fazer justiça com as próprias mãos, ou seja, justiça privada. Sem existência de juizo imparcial, imposição da vontade de uma das partes sobre a outra.

6
Dislike0
User badge image

Cidinha Aguiar

Autotutela é o direito feito com as próprias mãos, olho por olho, dente por dente como dito no código de Hamurabi, no Brasil a mesma é proibida, todavia tendo algumas exceções como por exemplo a legítima  defesa  o principo da autotutela também é chamado de princíncipio da sindicabilidade, decorre diretamente do controle interno que a administração deve exercer sobre seus próprios atos, sem necessidade de recorrer ao judiciario, observa-se sua previsão legal na lei 9.784/99 Art.53 (referência prof. Rodrigo Duarte)

5
Dislike0
User badge image

Gabriel Santos

É a justiça com as próprias mãos. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais