Buscar

O que é Autotutela?

💡 14 Respostas

User badge image

Paulo Moreira

Autotutela, é o uso da força para satisfação de interesses. É a repressão aos atos criminosos, seja ela empregada por meio de vingança ou a fim de fazer justiça com as próprias mãos, ou seja, justiça privada. Sem existência de juizo imparcial, imposição da vontade de uma das partes sobre a outra.

6
Dislike0
User badge image

Cidinha Aguiar

Autotutela é o direito feito com as próprias mãos, olho por olho, dente por dente como dito no código de Hamurabi, no Brasil a mesma é proibida, todavia tendo algumas exceções como por exemplo a legítima  defesa  o principo da autotutela também é chamado de princíncipio da sindicabilidade, decorre diretamente do controle interno que a administração deve exercer sobre seus próprios atos, sem necessidade de recorrer ao judiciario, observa-se sua previsão legal na lei 9.784/99 Art.53 (referência prof. Rodrigo Duarte)

5
Dislike0
User badge image

Gabriel Santos

É a justiça com as próprias mãos. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes