Buscar

Um Juiz pode escolher, após os 2 anos como Juiz Substituto, a área que quer seguir ?

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Aline Flores

O Juiz não pode escolher a área, e o processo é diferente em casa nível (estadual, federal, justiças especial)

Juiz da Justiça Estadual (TJ's) - O Juiz substituto, que é aquele no estágio probatório, acaba pulando de galho em galho, sendo quase um tapa buraco. Ele não necessáriamente ficará os 3 anos numa mesma Vara. Geralmente ele passa por várias varas para cobrir as férias dos Juizes titulares, em licença, etc. Depois que o juiz passa a ser vitalício ele não escolhe a área (vara) mas se ele quiser trocar ele pode se inscrever em um processo interno que se chama "remoção" para ir para outra vara que abra vaga, podendo ser na mesma Comarca ou não. Ness processo há uma série de preferências para ser chamado, como por exemplo tempo de carreira (os mais antigos tem preferencia). O juiz também pode ser promovido em alguns casos.

 

Juiz da Justiça Federal -  a mesma história, com diferença do substituto que não será necessariamente o juiz em estágio probatório. Pode também pedir remoção ou outros procedimentos para mudança de vara.

 

Juiz da Justiça Especial (Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar) - Neste caso o juiz também não pode escolher a Vara que ele quer, porém o que diferencia é que, como trata-se de uma Justiça especializada, a pessoa quando passa no concurso já sabe a área que vai atuar. Ex. Se aguém faz concuso na Justiça no trabalho (TRT) ele vai obviamente atuar na área trabalhista. 

 

Espero ter ajudado! ;*

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Não. Não há tempo certo no qual o juiz pode se candidatar a uma promoção.

Após dois anos de atividade, o que ocorre é que o juiz adquire vitaliciedade. 

Todos os juízes iniciam como substitutos, auxiliando e aprendendo junto aos juízes titulares. Sua atuação se dá inicialmente em pequenas cidades, onde estão sediadas as chamadas Comarcas de primeira entrância. Com o passar do tempo, podem ser alçados a titularidade de uma vara ou comarca, ou se candidatar à remoção ou promoção para Comarcas de entrância superior, sediadas, em geral, em cidades maiores e capitais dos Estados.

As promoções se dão de acordo com a disponibilidade das vagas e seguem os critérios de merecimento ou antiguidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais