Buscar

existe alguma diferença nas propriedades coligativas se adicionarmos 1 mol de NaCl ou 1 mol de açúcar? porque?

quimica

💡 5 Respostas

User badge image

Juliana Pereira

Sim ! ha diferença devido as forças intermolecurares serem diferentes! No caso do NaCl estamos envolvendo ligações ionicas e no açúcar ligações covalentes, logo as forças entre elas são diferentes, sendo a força se ligação de um sólido ionico mais forte que uma molecula covalente. então sim, essa diferença entre as interações acarreta em diferentes comportamentos.

1
Dislike0
User badge image

Wellington Santos

obrigado
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As substâncias puras possuem diversas propriedades, como ponto de fusão, ponto de ebulição, pressão de vapor, dentre outras. Porém, quando formam uma solução homogênea (mistura de duas ou mais substâncias), suas propriedades são bem diferentes das propriedades das substâncias puras.


As propriedades coligativas são aquelas que dependem do número de partículas dispersas em uma solução e independem da natureza das partículas do soluto. Os solutos não voláteis podem ser moleculares (açúcar) ou iônicos (sal).

Se forem adicionados 1 mol de NaCl ou 1 mol de açúcar em água, por exemplo, irão ocorrer mudanças em determinadas propriedades, tais como elevação do ponto de ebulição e abaixamento do ponto de fusão, independentemente da natureza do soluto.


Portanto, a adição de açúcar ou sal em água não produz diferenças nas propriedades coligativas dessas soluções, já que essas propriedades não dependem da natureza das partículas do soluto.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais