Buscar

DIREITO TRABALHISTA

Tico foi pego consumindo "crack" no ambiente de trabalho, foi demitido sem nenhum Direito Trabalhista, está correto o empregador? 

E após o ocorrido, em todo processo de seleção, o empregador pergunta ao candidato se ele usa drogas ou consome álcool? O empregador está correto em suas atitudes. Comente e fundamente sua resposta:

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Nascimento

Sim, o empregador está correto em demitir o empregado por justa causa, pois por lei, o empregado que, repetir pequenas faltas leves, devido à negligência, preguiça, desleixo, má vontade, omissão, desatenção, entre outros habitualmente, poderá ter o seu contrato rescindido por justa causa, art. 482 da CLT.

Por se tratar de uma lei, o empregador fica respaldado para demitir um funcionário, que tenha este e outros tipos de comportamento inadequados, por motivo de justa causa.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Podemos dizer que mesmo que o consumo de crack tenha ocasionado a Justa Causa, o empregado deve receber o saldo de salário do mês da rescisão, férias vencidas e o depósito do FGTS, por mais que o trabalhador não tenha direito de saque desse valor. 
 

Quanto ao fato do mesmo trabalhador ser indagado em suas entrevistas de emprego acerca do consumo de drogas, deve-se atentar se há anotação na carteira de trabalho sobre o motivo da Justa Causa. É vedado anotar na carteira o motivo pelo qual o empregado foi dispensado. Eventualmente, deve-se considerar não mencionar o empregador que o dispensou como uma referência, pois ele aparenta estar contando para o potencial empregador o motivo da justa causa, o que prejudica o empregado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais