Buscar

Geopolítica

Após o protecionismo dos anos 1930, o comércio internacional cresceu em um ritmo sustentado no pós‑guerra, atuando como indutor de modernização tecnológica e de ganhos de competitividade. Esse contexto de evolução histórica motivou um importante advento, que gerou uma produção de bens em maiores quantidades a custos continuamente mais baixos. Seu fator preponderante é a internacionalização da economia, ininterrupta desde a Segunda Guerra Mundial. O texto refere-se à:
Escolha uma:

Questão 2

Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão

Texto da questão

Esse neologismo é um termo genérico que abrange diferentes tipos de regulamentação internacional ou transnacional, ou até mesmo tipos referentes à institucionalização. Por exemplo, os regimes e as instituições internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e as Nações Unidas (ONU), são vistos como uma forma tradicional de controle global. Assinale a alternativa correspondente ao termo descrito:
Escolha uma:

Questão 3

Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão

Texto da questão

Diante do paradoxo criado pela globalização econômica (riqueza versus desigualdades sociais), há que se questionar quais são os desafios a serem superados pelos países em desenvolvimento, a fim de que alcancem maiores benefícios nas relações do comércio internacional. Dois fatores centrais são percebidos nesta realidade. O primeiro está relacionado com a deficiência de crescimento e com a administração das políticas econômicas nacionais e setoriais (políticas agrícola, industrial, de ciência e tecnologia etc). O segundo fator central está relacionado ao chamado intercâmbio desigual. O que significa este conceito?
Escolha uma:

Questão 4

Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão

Texto da questão

Concentradas na exportação de manufaturados intensivos em mão de obra, as Barreiras Não Tarifárias (BNTs) cresceram ininterruptamente nas décadas de 1980 e 1990, sendo que, “em 1990, 17,5% do comércio mundial de todas as origens eram cobertos por medidas não tarifárias” (PRADO, 1996, p. 51). O que são as Barreiras Não Tarifárias?
Escolha uma:

Questão 5

Ainda não respondida
Vale 2,00 ponto(s).
Marcar questão

Texto da questão

Leia as alternativas abaixo e selecione a que define o conceito de dumping:
Escolha uma:

💡 1 Resposta

User badge image

Faaaa !

1- b. Globalização econômica

2-  b. Governança global

3- b. O intercâmbio desigual foi estabelecido por meio das assimetrias das relações internacionais de comércio

4- e. São mecanismos que influenciam o comércio internacional sem o uso de tarifas

5- b. Dumping é uma prática comercial que consiste na venda, por parte de uma ou mais empresas de um país, de mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que, geralmente, se considera menor do que o cobrado pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando, então, a dominar o mercado e impor preços altos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais