Buscar

Poderiam me dar uma dica para começar a programar? Qual a melhor linguagem pra se iniciar? Vocês acham que se eu aprender Swift é um bom investimento?

💡 12 Respostas

User badge image

Wallace Eduardo

Todo aprendizado é um bom investimento, mas concordo com o Arthur, comece com C++ e Java, boa sorte.

5
Dislike0
User badge image

Evandro Camargo

Depende qual seu objetivo. Se é devido a um projeto ou uma necessidade, Swift traz vários benefícios sobre o Objective-C, mas você deve compreender que estamos tratando de algo bem específico aqui: Se você planeja remotamente lançar seus resultados de Swift pra "Windows", por exemplo, talvez você queira re-pensar seus objetivos ou como fará isso.

 

Desenvolver factualmente em Swift só é um benefício se 1) você precisa, 2) você pretende utilizar os frameworks do iOS 8+/OS X 10.10+ e 3) não tem qualquer pretensão de trabalhar ou dar manutenção em códigos anteriores a essas versões de sistema. Até então existe MUITO código legacy em Objective-C (o que ainda dá sentido a aprender essa linguagem mesmo que a tendência seja de que a mesma vá caindo em desuso ao longo dos anos.).

 

Se tudo que você quer é uma linguagem para aprender, existem as opções de entrada como JavaScript (que é uma linguagem dinâmica, flexível e com bastante suporte e documentação.) que só vai exigir de você um computador com um editor de texto e um navegador pra compilar e debugar. O que significa que você pode desenvolver a partir de quase qualquer computador que ainda se liga na tomada hoje. Se quer algo mais clássico, C pode ser interessante pois vai te abrir caminhos mais tarde, uma vez que existem até algumas maneiras de se programar em C "simulando" orientação a objeto.

Por àrea, na minha opinião:

 

Web: JavaScript, Ruby

Windows: C#, C

OS X/iOS: Objective-C, Swift

Linux: Python, C, Perl

Android: Java

 

Pense bem qual seu ambiente de programação e quais são seus objetivos. A primeira opção seria minha recomendação.

2
Dislike0
User badge image

Arthur Gonze Machado

A linguagem C é bem didatica cara, e serve de introdução pro pensamento de algoritmos que futuramente você pode avançar com C++ e Java. Recomendo o livro Luis Damas-Linguagem em C.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais