Buscar

Quais as lesões macroscópica de bouba aviaria?

💡 1 Resposta

User badge image

Daiana Bukchowany

Oi, Rute!
Vamos lá!

Quanto às lesões macroscópicas características desta enfermidade, vemos da forma cutânea da Bouba aviária a formação de nódulos que aparecem primeiro como pequenos focos esbranquiçados, que rapidamente aumentam seu tamanho e tornam-se amarelos. Algumas lesões macroscópicas primárias aparecem por volta do 4o dia da sintomatologia. Além disso, pápulas são formadas no 5o ou 6o dia, seguindo pela fase vesicular. Essas lesões podem aglutinar-se, e tornarem-se àsperas e acinzentadas (ou marrom escuras).

Na forma diftérica (contagiosa) desta patologia, encontramos nódulos opacos esbranquiçados, que desenvolvem-se sobre as membranas mucóticas da boca, língua, esôfado e da traqueia. Esses nódulos aumentam rapidamente em seu tamanho, e também coalescem, tornando-se amarelos, necróticos, pseudodiftéricos (falsos contagiosos) ou membranosos diftéricos. É importante dizer que, se as membranas são removidas, as erosões provocadas pela Bouba sangram, e o processo inflamatório pode se estender acometendo os seios nasais, a faringe e a laringe.

Vale ressaltar também a formação de lesões proliferativas da pele, discretas e nodulares, nas regiões desprovidas de pena no corpo da ave (numa forma cutânea), ou lesões fibrio-necróticas e proliferativas na membrana mucosa do trato respiratório superior (na boca e no esôfago - em forma diftérica como mencionado acima). Ainda em tempo e para enfatizar a forma cutânea das lesões, estas, variam de aparência, mostrando-se através de pápulas, vesículas, pústulas e crostas, dependendo do momento da observação. As pápulas são as primeiras lesões observadas, que consistem de nódulos de cor clara na pele. Já as vesículas e pústulas que, como citado acima, geralmente são amareladas, podem, às vezes, apresentar pequenas lesões do tipo papular (na forma diftérica). Por fim, ressalto que, as lesões nas mucosas são placas sobressalentes de cor amarelada, e a maioria encontram-se na boca, mas podem realmente se estender e acometer além dos seios nasais, da faringe e da laringe, a tranqueia e o esfôfago, além de auxiliarem no fomento de uma conjuntivite na ave.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais