Buscar

Probabilidade e Estatistica

Mostramos a seguir, as quantidades mensais de lixo (em toneladas) produzidas em Teresina no 2º semestre do ano passado:  3,7   3,9   3,1   2,9   2,7 e  2,8. Pregunta-se: Qual a média da quantidade de lixo produzida?

💡 6 Respostas

User badge image

Nicolas Simon

Me=(x1+x2...xn)/n

Me=(3,7+3,9+3,1+2,9+2,7+2,8)/6

Me=3,18333

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O exercício nos pede para calcular a média de um determinado conjunto de dados. A média, como métrica de expressão sobre a característica dos dados em um conjunto, nos ajuda a saber como é o comportamento de uma variável sem ter que olhar um a um os dados numa tabela.

---

A média aritmética de um conjunto \(X\) de dados, muitas vezes chamada apenas de média de um conjunto de dados, é calculada a partir da equação:


\[\bar{X} = \dfrac{\sum_{i = 1}^{n}(x_i)}{n} = \dfrac{x_1 + x_2 + ... + x_{i-1} + x_{i}}{n}\]

Sendo n a quantidade total de elementos no nosso conjunto de dados. Neste exercício, nosso \(n\) é 6.

---

Sabendo-se da utilidade de se calcular a média e da fórmula para tal, encontramos a média de vendas aplicando os valores que possuímos.


\[\eqalign{&\bar{X} = \dfrac{\sum_{i = 1}^{6}(x_i)}{6}\\& \bar{X} = \dfrac{3.7 + 3.9 + 3.1 + 2.9 + 2.7 + 2.8}{6} \\& \bar{X} = \dfrac{19.1}{6}\\& \bar{X} = 3.184\\}\]

---

A partir do conhecimento sobre como e porque se calcula a média de um conjunto de dados, tendo os dados disponibilizados, temos que a quantidade média de lixo produzido no segundo semestre na cidade de Teresina é de \(\boxed{3.184 \mbox{ toneladas}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais