Buscar

ite cada um dos pontos da regulação gênica em eucariotos e explique sucintamente como cada um pode regular a expressão dos genes na célula.

💡 4 Respostas

User badge image

Aryana Castro

Regulação na transcrição: proteínas que se ligam  ao DNA e permitem o gene se expressar ou não (fatores de transcrição).

Regulação no processamento de RNA: depois de retirar os íntrons quando as ligases vão ligar os exóns uns nos outros, ela pode fazer isso de várias maneiras, não na sequência que deveria (gera variabilidade, um gene pode gerar diferentes RNAm/proteína).

Regulação na tradução: é adicionada uma cauda de poliA (adenina) e quanto maior ela for maior durabilidade o RNAm terá e vice-versa.

Regulação por Fatores ambientais: algo fora da célula ou do corpo pode regular a expressao (a proteína heat-shock que seus genes só se expressam quando o corpo está a cima de 33°C).

Regulação biológica:

Hormônio esteroides: são lipossolúveis portanto passam pela membrana, interagem com receptores hormonais no citoplasma ai este entra no núcleo e funciona como fator de transcrição.

Hormonio peptídico: são grandes portanto não entram na célula, se ligam com recpetores de membrana, causa uma mudança conformacional, uma proteína do citoplasma percebe e vai do citoplasma para o núcleo para agir como fator de transcrição (transdução de sinal).

2
Dislike0
User badge image

Aryana Castro

aqui coloquei tudo https://www.passeidireto.com/arquivo/53912026/regulacao-da-expressao-genica-em-eucariotos

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para respondermos essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Biologia Molecular.


A expressão gênica eucariótica envolve várias etapas e quase todas podem ser reguladas:

Acessibilidade da cromatina: a estrutura da cromatina pode ser regulada. Uma cromatina mais aberta ou "relaxada" faz com que o gene esteja mais disponível para a transcrição.

Transcrição: A transcrição é a principal forma de regulação para muitos genes. Conjuntos de proteínas de fator de transcrição se ligam a sequências de DNA específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNA.

Processamento de RNA: Splicing, capping e adição de uma cauda poli-A a uma molécula de RNA podem ser regulados, de modo que possa sair do núcleo. Diferentes RNA mensageiros podem ser gerados a partir do mesmo pré-RNA mensageiro através do splicing alternativo.

Estabilidade do RNA: O tempo de vida de uma molécula de RNA mensageiro no hialoplasma afeta a quantidade de proteínas que podem ser feitas a partir dele. Pequenos RNAs reguladores denominados de RNAmis podem se ligar aos RNA mensageiros-alvos e gerar quebra dos mesmos.

Tradução: A tradução de um RNA mensageiro (RNAm) pode ser aumentada ou inibida por reguladores. Por exemplo, RNAmis podem bloquear a tradução dos seus RNAm-alvos.

Atividade proteica: Proteínas podem sofrer diversas modificações como serem quebradas ou marcadas com grupos químicos. Essas modificações podem ser reguladas e afetam a atividade ou o comportamento da proteína.


Portanto, a regulação gênica em eucariotos pode ocorrer de diversas maneiras, sendo que a transcrição é principal etapa de regulação dos genes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais