Buscar

Educação de Jovens e adultos

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Morais Alves

Apol Nota 100 

Questão 1/5 - Educação de Jovens e Adultos

Leia o seguinte fragmento de um artigo:  

“Moacir Gadotti acredita que a criação de um novo termo para designar o que Paulo Freire já obtinha em sua alfabetização é, assim como Emília Ferreiro defende, um ‘retrocesso conceitual’, uma supervalorização do que poderia ser chamada ‘cultura escrita’, desvalorizando a visão de Freire, pois alfabetização passa a ser simplesmente codificação e decodificação, mas, na realidade, em Paulo Freire se ultrapassa esta definição, sua visão é como leitura do mundo que precede a da palavra, visão crítica e que traz transformação”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 10 fev. 2016.

De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:

I. A quarta característica refere-se à alfabetização no sentido de conscientização política.

II. Essa característica não leva em consideração a trajetória de vida e os aspectos econômicos dos educandos.

III. Essa característica refere-se a imposições de um ideal político.

IV. Essa característica relaciona-se aos temas geradores que não são propostos aleatoriamente, pois fazem parte da realidade vivenciada pelos educandos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Nota: 20.0

  A

III e IV.

  B

I e II.

  C

II e IV.

  D

II e III.

  E

I e IV.

Você acertou!

As afirmativas I e IV estão corretas, ou seja, a letra “e”. A quarta característica da concepção da alfabetização como um ato de conhecimento refere-se ao sentido de conscientização política e não de a imposições de um ideal político. Os temas escolhidos não são aleatórios, pois fazem parte da realidade vivida pelos educandos, podendo constituir aspectos da sua trajetória de vida, da sua situação socioeconômica etc. (livro-base, p. 122).


Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos

Considere a seguinte informação: 

“O MEB [Movimento de Educação de Base] apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB [Conferência dos Bispos do Brasil], bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da educação popular [...]. [Sua] concepção e pedagogia privilegiam não apenas o processo e a caminhada de indivíduos analfabetos considerados isoladamente, mas sua inserção e promoção, na busca da autonomia pessoal e de suas comunidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEISIEGEL, C. de R. MEB: Movimento de Educação de Base. <http://www.meb.org.br/quem-somos/>. Acesso em 16 fev. 2016. 

Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os encaminhamentos voltados à Educação de Jovens e Adultos quando da criação do Movimento de Educação de Base (MEB) em março de 1961, analise as afirmativas a seguir:

I. (  ) Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base a jovens e adultos por meio de escolas radiofônicas.

II. (  ) Nas escolas radiofônicas que trabalhavam tendo em vista a proposta de educação do MEB, um monitor voluntário estabelecia as ligações entre conteúdos didáticos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor.

III. (  ) O MEB propunha-se a desenvolver uma educação de base como processo de “conscientização” das camadas populares, para a valorização plena do homem e consciência crítica da realidade, visando sua transformação. Portanto, temas como sindicalismo e processo de sindicalização rural faziam parte das ações educativas do MEB.

IV. (  ) O MEB, por ser ligado à Igreja Católica, foi constituído para lançar a campanha contra a erradicação do analfabetismo dos católicos do Brasil. Assim sendo, as escolas que se propunham a desenvolver uma educação voltada aos objetivos do referido movimento tinham como prioridade diminuir os índices de analfabetismo dos católicos brasileiros.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 20.0

  A

V – F – V – F

  B

V – F – V – V

  C

F – V – V – F

  D

V – V – V – F

Você acertou!

As únicas afirmativas corretas são: I, II e III: Criado em 1961 e vinculado à Igreja Católica, com apoio do Governo Federal, o MEB propunha-se a desenvolver um programa de alfabetização e educação de base para jovens e adultos. As aulas eram elaboradas pelas equipes centrais e eram transmitidas às escolas radiofônicas, onde um monitor voluntário estabelecia as ligações entre os seus conteúdos e a atividade dos alunos e, em seguida, promovia debates sobre os temas focalizados pelo professor-locutor. Os trabalhos eram orientados para “a conscientização”, procurando despertar nos educandos a necessidade de engajamento em organizações profissionais, organizações de classe e em grupos que tinham interesse no desenvolvimento das comunidades. A partir de 1962, as atividades foram orientadas para a politização, para a educação sindicalista e para o processo de sindicalização rural. A única afirmativa incorreta é a IV: a erradicação do analfabetismo diz respeito à Campanha de Educação de Adultos (CEA) ou Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) lançada no país no final dos anos 1950. O MEB foi criado não apenas para alfabetizar, mas também para ofertar educação, de base de modo a promover, desenvolver, transformar as camadas populares e suas comunidades. Assim sendo, não era apenas o público católico que o MEB se propunha a alfabetizar e promover a educação de base (livro-base, p. 48,49).

  E

F – V – F – F


Questão 3/5 - Educação de Jovens e Adultos

Leia o excerto de texto a seguir: 

“A ação educativa junto a adolescentes e adultos no Brasil não é nova. Sabe-se que já no período colonial os religiosos exerciam sua ação educativa missionária em grande parte com adultos. [...] No campo dos direitos legais, a primeira Constituição brasileira, de 1824, firmou, sob forte influência europeia, a garantia de uma ‘instrução primária e gratuita para todos os cidadãos’, portanto também para os adultos. Pouco ou quase nada foi realizado nesse sentido durante todo o período imperial, mas essa inspiração iluminista tornou-se semente e enraizou-se definitivamente na cultura jurídica, manifestando-se nas Constituições brasileiras posteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  Escolarização de jovens e adultos. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007>. Acesso em 15 fev. 2017.

 

Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação do adulto na legislação, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. 

I. ( ) O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos moldes daquela desenvolvida com as crianças.

II. (  ) Com o acúmulo de experiências e com o avanço da concepção da educação popular, passa a haver uma interrogação acerca dos conteúdos e metodologias que fundamentavam a educação oficial de adultos.

III. (  ) No âmbito dos direitos legais, aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos de modo que os sujeitos dessa modalidade de ensino começam a ser pensados não mais como crianças, mas como trabalhadores ou jovens com saberes adquiridos pela vasta experiência de vida.

IV. (  ) Atualmente, as metodologias de ensino e de aprendizagem empregadas ao público infantil continuam sendo as mesmas direcionadas aos sujeitos da EJA. Isso, conforme prevê a legislação atual voltada à EJA, se deve ao fato de crianças e adultos terem a mesma vivência e experiência de vida, portanto, não há motivos de a educação ser diferenciada para os dois públicos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 20.0

  A

V – F – V – F

  B

V – F – V – V

  C

F – V – V – F

  D

V – V – V – F

Você acertou!

As únicas afirmativas corretas são: I, II e III: O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos moldes daquela desenvolvida com as crianças. Com o acúmulo de experiências e com o avanço da concepção da educação popular, passa a haver uma interrogação acerca dos conteúdos e metodologias que fundamentavam a educação oficial de adultos. Aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos. A única afirmativa incorreta é a IV: Aos poucos, novas metodologias passam a integrar a denominada Educação de Jovens e Adultos, de modo que os sujeitos da EJA começam a ser pensados como pessoas trabalhadoras que possuem vasta experiência de vida, ou como jovens inseridos em determinados contextos culturais, com saberes que podem ser potencializados nos processos educativos formais (livro-base, p. 37).

  E

F – V – F – F


Questão 4/5 - Educação de Jovens e Adultos

Atente para a seguinte citação: 

“O MCP foi o primeiro movimento de cultura popular criado nos anos de 1960, [...] serviu de modelo e exemplo para muitos outros movimentos de cultura e educação popular do início dos anos de 1960. Apesar do imediato e violento encerramento de suas atividades, após o golpe militar de 1964, conseguiu-se reunir significativa amostra do material produzido pelo MCP e sobre o MCP”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Movimento de Cultura Popular – MCP. <http://forumeja.org.br/book/export/html/1710>. Acesso em 17 fev. 2017.  

De acordo com os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre o Movimento de Cultura Popular (MCP), analise as afirmativas a seguir: 

I. O MCP consistia na criação de escolas para o povo, com aproveitamento de salas de associações de bairros, entidades esportivas e igrejas.

II. Um dos objetivos do MCP era o de elevar o nível cultural das massas, conscientizando-as paralelamente.

III. O MCP, além de objetivar um trabalho voltado à alfabetização, lutou por novas frentes de ação, entre as quais se destacam o teatro, os núcleos de cultura popular, os meios informais de educação, o canto, a música, a dança popular e o artesanato.

IV. O MCP objetivava aulas elaboradas por equipes centrais para serem transmitidas especificamente às escolas radiofônicas.

São corretas as afirmativas:

Nota: 20.0

  A

I, II e III, apenas.

Você acertou!

As únicas afirmativas corretas são: I, II e III: Em 1960, aconteceu, no Recife, o Movimento de Cultura Popular (MCP), o qual consistia na criação de escolas para o povo, com aproveitamento de salas de associações de bairros, entidades esportivas e igrejas. O objetivo do MCP era o de elevar o nível cultural das massas, conscientizando-as paralelamente. Além do trabalho de alfabetização, novas frentes de ação foram elaboradas, entre as quais se destacam o teatro, os núcleos de cultura popular, os meios informais de educação, o canto, a música, a dança popular e o artesanato. A única afirmativa incorreta é a IV, pois as aulas elaboradas por equipes centrais e transmitidas às escolas radiofônicas dizem respeito ao trabalho desenvolvido pelo MEB – Movimento de Educação de Base, não pelo MCP (livro-base, p. 48,49).

  B

I, III e IV, apenas.

  C

III e IV, apenas.

  D

II e IV, apenas.

  E

I e II, apenas.


Questão 5/5 - Educação de Jovens e Adultos

Atente para o seguinte fragmento de texto:

 “Para Vieira Pinto [...], compete ao educador praticar um método crítico de educação de adultos, dando ao aluno a oportunidade de alcançar a consciência crítica. Neste sentido, não basta formar para o trabalho, o educador tem que se comprometer em trabalhar na intenção de que o educando adulto desenvolva sua consciência crítica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA. Cristiane Rodrigues de Viveiros. Álvaro Vieira Pinto e a educação de adultos. Ler e escrever com histórias do cotidiano. FERNANDES, Adriana Aparecida et al. <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simp%C3%B3sio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Pratica/PDF/46%20Prat.%20Marijane%20II.pdf>. Acesso em 20 fev. 2017.

De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos, analise as afirmativas que representam a posição de Álvaro Vieira Pinto, autor do livro Sete lições sobre a educação de adultos, sobre a noção crítica de alfabetização:

I. Para o autor, é impossível apresentar ao educando imagens de seu dia a dia, de seu modo de vida a fim de gerar reflexão, ação e crítica.

II. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade.

III. O método crítico, para o autor, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita.

IV. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma posição de oprimido ou opressor, atuando em uma dessas perspectivas em sua sociedade.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Nota: 20.0

  A

III e IV.

  B

I e II.

  C

II e IV.

  D

II e III.

Você acertou!

As afirmativas II e III estão corretas, ou seja, a letra “d. Para o autor, o método crítico visa constituir no educando uma consciência crítica de si e de sua realidade e admite que, como elemento, como parte dessa consciência, surge espontaneamente a compreensão da necessidade de alcançar um plano mais elevado do saber, o plano letrado. Ele afirma que o analfabeto é visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir uma técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita, mas de forma tal, que estes representem a realidade do alfabetizando e sejam reconhecidos por ele como tais. Para finalizar, o autor afirma que, no âmbito das técnicas de ensino, é possível apresentar ao educando imagens de seu próprio modo de vida para que ele possa observar, discutir e abrir caminho para a reflexão crítica (livro-base, p. 122,123).

  E

I e IV.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais