Buscar

Workshop - Segunda Licenciatura em Pedagogia

💡 2 Respostas

User badge image

Altair Antunes

Workshop - Segunda Licenciatura em Pedagogia

  1. Painel
  2. Minhas disciplinas
  3. Workshop - Segunda Licenciatura em Pedagogia
  4. Workshop Geral
  5. Tema: Desenvolvendo a consciência política (WS1_96)

Atividade anterior

Próxima atividade

Iniciado em quarta, 24 Out 2018, 08:37
Estado Finalizada
Concluída em quarta, 24 Out 2018, 08:47
Tempo empregado 9 minutos 45 segundos
Número de acertos 5,00/5,00
Comentários

 

Prezado (a) Acadêmico (a)

Conforme a nova metodologia se você atingiu 60% ou mais receberá nota total neste workshop. A porcentagem de 60% equivale ao acerto de no mínimo três das cinco questões.

Parabéns.

 

Questão 1

Correto

Marcar questão

Texto da questão

Ao considerar a educação e cidadania como processos interdependentes, tem que se pensar em formação para esse processo. Em sua entrevista , qual é a proposta do Dr. Borges da Silveira para a formação de uma consciência política para os jovens?

Escolha uma:

a. Formação para a cidadania somente no ensino superior, sendo não relevante antes desse período.

b. Formação para a cidadania desde o ensino médio.

c. A formação para a cidadania deve ser considerada somente em cursos específicos de política.

d. A formação para a cidadania não é um tema relevante a ser considerado nas escolas.

e. Não existe necessidade de formação para a cidadania aos jovens.

Feedback

A resposta correta é: Formação para a cidadania desde o ensino médio..

Questão 2

Correto

Marcar questão

Texto da questão

O Brasil tem 35 partidos políticos, mas muitos brasileiros não se sentem representados pelos políticos que destes partidos fazem parte. Isso se dá devido a vários motivos, dentre eles, a distância entre eleitor e eleitos, perda de identidade dos partidos e principalmente a corrupção. A realidade política é o espelho das escolhas feitas pelos eleitores. Que atitudes poderão ser feita para mudar o cenário político atual? Marque a alternativa correta.

Escolha uma:

a. Escolher seus candidatos de acordo com a indicação de pessoas que os conhecem, amigos, compadres, vizinhos.

b. Pedir opiniões de outras pessoas por não ter conhecimento dos candidatos.

c. Escolher políticos, baseando-se em seus históricos como pessoas públicas.

d. Votar em candidatos que prometem tudo o que a população necessita no momento.

e. Ter uma formação cidadã para os jovens, no sentido de compreensão da política, da função de cada candidato.

Feedback

A resposta correta é: Ter uma formação cidadã para os jovens, no sentido de compreensão da política, da função de cada candidato..

Questão 3

Correto

Marcar questão

Texto da questão

Vivemos, no Brasil, 21 anos de ditadura militar (1.964-1.985). Após esse período, tivemos um crescente número de partidos no Brasil. Esse grande número de partidos geram alguns problemas. Qual a principal dificuldade que os governantes precisam enfrentar, decorrente desse grande número de partidos?

Escolha uma:

a. Dificuldade de distribuição de renda.

b. Dificuldade de sustentação da administração pública.

c. Dificuldade de governabilidade.

d. Dificuldade de obtenção de verba pública.

e. Dificuldade de representatividade da população.

Feedback

A resposta correta é: Dificuldade de governabilidade..

Questão 4

Correto

Marcar questão

Texto da questão

O Brasil tem hoje 35 partidos políticos, contudo, os brasileiros não se sentem representados por estes mesmos partidos. Podemos afirmar, com base no que foi apresentado no WS Geral, que uma das razões para este fato é:

Escolha uma:

a. a dificuldade de participação popular em função da indefinição ideológica dos partidos.

b. o elevado índice de prisões políticas que geram uma situação de temor àqueles que decidem ter uma participação mais ativa na política brasileira.

c. o desinteresse brasileiro por política em função da intensa ocupação dos indivíduos em seus trabalhos.

d. a pequena quantidade de opções de identificação. Por isso, os brasileiros não se sentem representados, optando por afastar-se do cenário político do país.

e. a elevada escolaridade da população que, compreendendo a incapacidade de governança dos líderes políticos, prefere desligar-se da participação política.

Feedback

A resposta correta é: a dificuldade de participação popular em função da indefinição ideológica dos partidos..

Questão 5

Correto

Marcar questão

Texto da questão

Num processo de desenvolvimento político não podemos considerar que o simples repasse de conhecimento e informação seja suficiente para uma educação para a cidadania. A renovação deve estar presente nos processos. E como se dá esse processo de renovação? Sob esse olhar, Dr. Borges da Silveira a renovação...

Escolha uma:

a. “... não se faz a diferença num processo político”.

b. “...não acontece na democracia.”

c. “...não se faz com o coletivo”.

d. “...não é importante para a formação para a cidadania”.

e. “...só se faz com a participação de todos”.

Feedback

A resposta correta é: “...só se faz com a participação de todos”..

0
Dislike0
User badge image

Isabel Valentini

Workshop - Licenciatura em Pedagogia
Questão 1
Segundo o sociólogo americano Jack Mezirow (século XX), tirar a pessoa da sua zona de conforto é uma forma de desafiá-lo para uma aprendizagem que o leve a reflexões críticas sobre as suas crenças, julgamentos, interpretações, e suposições – no que ele chamou de “dilemas de desorientação”, e que levaria à autonomia de pensamento. E, nessa dinâmica, portanto, ocorreria uma aprendizagem transformadora que se daria por meio de duas diferentes formas. Pergunta-se: quais seriam essas duas formas? Com base neste enunciado e na reflexão desenvolvida no workshop, identifique a opção que traz a resposta correta.
A resposta correta é: A forma instrumental, que é saber lidar/conviver com a resolução de problemas e relações de causa e efeito; e a forma comunicativo, que é a forma de expressar sentimentos e necessidades em que o sujeito esteja envolvido..
Questão 2
Há pesquisadores na área da Neurociência – como é o caso dos médicos Ramon Moreira Cosenza (PhD em Ciências Biológicas) e Leonor Bezerra Guerra (doutora em Biologia Celular) - que defendem que o cérebro tem uma motivação intrínseca para aprender; mas que só aprenderia o que entender como importante, como significativo. Assim, considerando que a educação precisa ser transformadora e significativa, e que, para tal, precisa ser sedutora para poder atrair todos aqueles que precisam e devem buscar conhecimentos mais aprimorados em todas as áreas do saber – científica, filosófico, teológico e empírico – o que poderia ser patrocinado e promovido, pelos processos e pela escola, como forma de atingir esse objetivo, de forma eficiente? Com base neste enunciado, e nas reflexões desenvolvidas no workshop, qual seria das opções abaixo a que traz algumas propostas possíveis?
A resposta correta é: Organizar e difundir processos que abranjam projetos colaborativos e casos reais – de preferência, que tenham relação com a vida do estudante, e com a sua comunidade..
Questão 3
Jack Mezirow foi um sociólogo americano e professor de educação continuada na universidade Columbia, nos Estados Unidos, falecido em 2014. Seu legado para a nação foi super válido, pois ele lançou a ideia da aprendizagem transformadora. A defesa central dessa teoria resume-se no que ele nomeou de “dilemas de desorientação” defendendo que é preciso tirar as pessoas da zona de conforto para desafiar o pensamento e, assim, chegando a máxima da autonomia de pensamento. Sobre as ideias de Mezirow, é assertivo dizer que:
I. Mezirow dizia que os adultos aprendem de dois jeitos: instrumental e comunicativo. instrumental é lidar com a resolução de problemas, e relações de causa e efeito. e comunicativo é expressar sentimentos e necessidades;
II. A estrutura de significado é uma constelação de conceito, crença, julgamento e sentimentos que molda uma determinada interpretação. Mezirow propõe que a gente DERRUBE essas estruturas;
III. Mezirow dizia que uma das condições que define o ser humano é a nossa incapac
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais