Buscar

Qual a diferença entre súmula e súmula vinculante?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcio Oleskovicz

A súmula tem o condão de orientação. Normalmente os tribunais inferiores (e juízes) utilizam as súmulas como um norte, mas não são obrigados a seguir do mesmo entendimento.

Já as súmulas vinculantes, como o próprio nome diz, "vinculam" todos os tribunais (e juízes) inferiores a decidir conforme a disposição ali descrita. Detalhe: Só pode ser editada pelo Supremo Tribunal Federal - STF.

 

3
Dislike0
User badge image

Dersan Rodrigues

Obrigado Márcio! muito esclarecedor sua resposta.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Precedente é a decisão judicial tomada em um caso concreto, que pode servir como exemplo para outros julgamentos similares. 

Difere-se da jurisprudência na medida em que esta significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Pressupõe um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais.

Já a súmula é o resumo de vários julgamentos de um determinado tribunal sobre determinada matéria, quando as decisões são no mesmo sentido.

Wellington Cabral Saraiva nos traz uma explicação:

"Durante algum tempo, diversos processos nos tribunais discutiam se deveria haver pagamento de contribuição previdenciária sobre o valor do décimo-terceiro salário. Diversos desses processos chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, repetidas vezes, ser devida a contribuição previdenciária naqueles casos. Constatada a repetição dos julgamentos sobre a mesma matéria e no mesmo sentido, o STF decidiu aprovar uma súmula, resumindo esse entendimento. Daí nasceu a súmula 688 de sua jurisprudência, a qual diz: “É legítima a incidência da contribuição previdenciária sobre o 13.º salário.”

Entenderam, à época da criação das primeiras súmulas, que elas violariam a livre convicção do magistrado se os vinculassem. Desta feita, surgiu o entendimento de que estas são persuasivas, na medida em que podem ou não ser adotadas pelos magistrados nos julgamentos do processo.

Em 2004, então, através de uma emenda constitucional, foi criada uma nova categoria de súmula: as vinculantes. As súmulas vinculantes representam uma categoria diferenciada, dotada de teor obrigatório: obrigam a Administração Pública e todos os demais Juízes e Tribunais a seguir o conteúdo da Súmula. 

Caso não o façam, a decisão violadora da súmula é passível de ser questionada diante do próprio Supremo, por meio de um instrumento chamado de reclamação constitucional.

O artigo 103-A determina como deve ser criada uma súmula vinculante:

"Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei."

Temos, portanto, duas categorias de súmulas:

  • As persuasivas, que continuam a ser criadas por diversos Tribunais como síntese da sua jurisprudência, gerando importantes efeitos, disciplinados pela legislação processual;
  • As vinculantes, criadas apenas pelo STF, ostentando um patamar mais elevado de imperatividade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais