Buscar

16. Defina ossificação intramembranosa e endocondral.

💡 2 Respostas

User badge image

Marianna Patrocinio

Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos. E endocondral, é responsável pela formação dos ossos curtos e longos. Ocorre sobre uma peça de cartilagem hialina, se assemelhando ao osso que será formado, porém menor. Este processo é dividido em duas etapas:

 Primeiro: Ocorrem algumas modificações na cartilagem hialina, como a hipertrofia dos condrócitos, redução e mineralização da matriz cartilaginosa e a morte dos condrócitos, deixando cavidades na matriz.

• Segundo: As cavidades deixadas pelos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e por células osteoprogenitoras (células indiferenciadas) provenientes do conjuntivo. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteblastos e começam a produzir matriz óssea sobre os restos de cartilagem calcificada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A ossificação endocondral é um dos processos no desenvolvimento do sistema esquelético em fetos, durante o processo, as células do pericôndrio se tornam osteogênicas, transformando-as em periósteo (camada de células que cobrirá todo o osso externamente) e uma camada óssea subperiosteal é depositada. Assim, um anel é formado em torno da área central do molde cartilaginoso, a chamada ossificação ou anel pericondral.

A ossificação intramembranosa é um dos dois processos essenciais durante o desenvolvimento fetal do sistema esquelético, pelo qual o tecido ósseo rudimentar é criado; ao contrário da ossificação endocondral, a cartilagem não está presente durante a ossificação intramembranosa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais