Buscar

Para preparar uma solução que posteriormente terá sua concentração determinada por titulação, qual pipeta é a mais adequada?

💡 3 Respostas

User badge image

Thaís Lima

Felipe, as pipetas volumétricas sempre possuem uma acurácia maior com relação ao volume, portanto são indicadas para preparo de soluções de padrão secundário (a fatorar).
Caso não disponha de volumétricas, você pode utilizar as pipetas graduadas também.
Espero ter ajudado!

1
Dislike1
User badge image

Felipe Forense

Obrigado. Estava em dúvida se podia haver uma relação entre a titulação e a pipeta graduada.
0
Dislike1
User badge image

Especialistas PD

Existem duas espécies de pipetas, as iipetas volumétricas, construídas para dar escoamento a um determinado volume. E as pipetas graduadas ou cilíndricas que servem para escoar volumes variáveis de líquidos.

As pipetas volumétricas são constituídas por um tubo de vidro com um bulbo na parte central. O traço de referência é gravado na parte do tubo acima do bulbo. A extremidade inferior é afilada e o orifício deve ser ajustado de modo que o escoamento não se processe rápido demais, o que faria com que pequenas diferenças de tempo de escoamento ocasionassem erros apreciáveis. As pipetas volumétricas são construídas com as capacidades de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 mL, sendo de uso mais freqüente as de 25 e 50 mL.

As pipetas graduadas consistem de um tubo de vidro estreito, geralmente graduado em 0,1mL. São usadas para medir pequenos volumes líquidos. Encontram pouca aplicação sempre que se quer medir volumes líquidos com elevada precisão. Têm a vantagem de se poder medir volumes variáveis.

As pipetas volumétricas sempre possuem uma maior precisão com relação ao volume, portanto são indicadas para preparo de soluções de padrão secundário (a fatorar). Caso não disponha de volumétricas, você pode utilizar as pipetas graduadas também.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais