Buscar

como o PTH diminui a concentração de fosfato, ao mesmo tempo em que o calcitriol aumenta a concentração do fosfato E como e por quê isso ocorre?

💡 2 Respostas

User badge image

Rose Cleim

mm

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os sais minerais são substâncias inorgânicas muito importantes para o bom funcionamento do organismo, onde o fosfato e o cálcio são alguns dos mais representativos.

Eles são tão importantes que o produto das suas concentrações é mantido relativamente constante por meio da ação dos hormônios PHT e calcitriol. O PHT atua, dentre outros locais, nos rins para estimular o aumento da concentração de cálcio e a diminuição da concentração de fósforo por meio da redução da absorção tubular renal. Já o calcitriol realiza o processo inverso, inibindo o PHT.

Portanto, o PHT diminui a concentração de fosfato no sangue por meio da ação direta nos rins com a redução da absorção tubular renal de fosfato, enquanto o calcitriol aumenta a concentração por meio da inibição do PHT. Esse processo ocorre para que o produto fosfato-cálcio mantenha-se constante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais