Buscar

Calcule as elasticidades abaixo

1) Calcule as elasticidades abaixo

Preço

 Quantidade demandada

Quantidade ofertada

 25

40

20

 35

30

35

 22

21

10

 13

16

18

 14

8

12

 

2) O que ocorre com a receita total no caso de uma diminuição no preço em um mercado cuja demanda é elástica (ɛ > 1) ? Mostre isso graficamente .

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

1)  Elasticidade-Preço da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual no preço deste bem. Para cálculo de elasticidade, precisamos primeiramente de uma série histórica de dados. São necessários ao menos 2 períodos, mas quanto maior o número de dados, mais apurado poderá ser o cálculo, principalmente se utilizar técnicas econométricas.

\(\begin{align} & {{E}_{P}}=\frac{\Delta Q}{Q}\cdot \frac{P}{\Delta P} \\ & {{E}_{P}}=\frac{(480-500)}{500}\cdot \frac{10}{10,5-10} \\ & {{E}_{P}}=-0,80 \\ \end{align} \)

2)

Para cada variação percentual de 1% no preço do produto, a quantidade variará em 0,8%. O sinal negativo da elasticidade indica que a variação na quantidade será em sentido contrário da variação de preço. Se o preço aumentar em 1% a quantidade demandada cairá em 0,8%. No nosso exemplo o preço aumentou em 5% (passou de R[Math Processing Error]10,50) enquanto nossa quantidade caiu em 4% (passando de 500 para 480). Para verificar a quantidade demandada para as diferentes variações de preço basta multiplicar a variação de preço pela elasticidade. Se variassemos o preço em 15%, a variação na quantidade seria de 12% (15%*0,8). 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais