Buscar

qual a diferenca entre microeconomia e Macroeconomia?

💡 11 Respostas

User badge image

Audrey Freitas

MACROECONOMIA: Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e os investimentos totais. Esse direcionamento fundamenta-se na ideoa de que é possível explicar a operação da economia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam. Ao detectar as forças gerais que impelem os agregados em determinada direção, a macroeconomia estabelece as chamadas forças de 'ajuste' ou 'equilíbrio' , que explicam o comportamento econômico, caracterizando-o de forma mecânica, como um sistemas de igualdades de equilíbrio.

MICROECONOMIA: Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivídios e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens; serviços e fatores produtivos. Em outras palavras, a microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia agem e reagem umas sobre as outras.

4
Dislike0
User badge image

Leonardo Castro

Boa noite, amigo,

 

Basicamente a microeconômia estuda as empresas e consumidores de forma individualmente e como elas se comportam no mercado.

Já a macro estuda os "agregados macroeconômicos" como PIB, Inflação e Desemprego, ou seja, ela pega o País como um todo. Estuda a parte monetária e a parte fiscal. A monetária é mais relativa a bancos e o foco é o Banco Central. Já a Fiscal está relacionada com as medidas tomadas pelo governo.

3
Dislike1
User badge image

Marcelo Rafael Tumiski

A Microeconomia analisa a alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins através do estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles.

A Microeconomia é considerada um dos pilares da moderna teoria econômica (outro pilar é a macroeconomia), estudando suas relações fundamentais onde as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos.

A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando da melhor forma possível os recursos dos indivíduos organizados numa sociedade e ainda procura explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção. 

A Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender interações relevantes.

A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego e inflação, permitindo ao governo tomar medidas econômicas que contemple determinada região ou toda a população a depender de seu objetivo.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais