Buscar

Um analfabeto pode ser testemunha de uma compra e venda de um bem imóvel?

Negócio Jurídico.

💡 2 Respostas

User badge image

Erikles Felizardo

Tota pessoa é titular de direitos e deveres, o analfabeto se detentor da capacidade da prática dos atos da vida civil, também pode ser testemunha de um ato da vida civil. Se o mesmo além de analfabeto, não tivesse tal capacidade cognitiva mental da compreensão da compra e venda, não poderia ser testemunha, pois pecaria no plano de existência, eficácia e validade da "escada" formulada por Pontes de Miranda.  Exemplo: A compra de B um imóvel, sendo exigido duas testemunhas para celebração do contrato na hora do registro no CRI, essa testemunha, maior de idade e gozando de plena capacidade civil poderá testificar que fato houve um contrato celebrado perante A e B. 

4
Dislike0
User badge image

João Felipe das Neves Santos

Tecnicamente, se for analfabeto não saberá assinar, então, pode solicitar "assinatura a rogo", ou seja, pede para alguém de confiança ler, explicar e assinar ,se o analfabeto assim consentir após a leitura. Neste caso é imprescindivel a presença de testemunhas que comprovem que a leitura e explicação foram fiéis ao contrato.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais