Buscar

o que é um estado triaxial de tensões?

o que é um estado triaxial de tensões no ensaio de impacto?

💡 2 Respostas

User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

O estado triaxial de tensões em um ensaio de impacto consiste no seguinte: ao se fazer o ensaio de impacto, ocorrem tensões aplicadas nos três eixos, x, y e z no local de impacto. Este é o estado triaxial de tensões.

Este é o motivo do entalhe. Através do entalhe padronizado é possível produzir um estado triaxial de tensões conhecido, ou seja, o impacto ocorrido no local de impacto da fratura é produzido por um estado triaxial de tensões conhecido.

Observe que num ensaio de impacto o martelo é solto e bate contra corpo de prova, nesse ponto o entalhe sofre uma tensão de flexão produzindo, no lado tracionado, um estado triaxial de tensões (tensão radial ao entalhe, londitudinal e transversal) que depende das dimensões do corpo de prova e do entalhe, sendo que esse estado triaxial de tensões não é distribuído uniformemente pelo entalhe. 

Bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

Tony Victor Tavares

É uma discussão complexa. Mas basicamente pode ser definida como um um estado de tensão composto por forças que atuam num corpo em 3 eixos distintos, que podem ser descritos como X, Y e Z por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais