Buscar

o que é inflação?

basicamente

💡 5 Respostas

User badge image

Debora L.

Inflação é o indice que mede a variação de preço dos produtos/serviços oferecidos no mercado. 

Uma das causas de aumento da inflação é o aumento da emissão de papel moeda para cobrir os gastos

2
Dislike0
User badge image

Victor Felipe

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos

É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

 

Índices de Inflação

A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

 

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre economia.


De forma simples, a inflação pode ser definida como o aumento no valor do preço de um certo produto. Ela pode ser calculada de várias formas, levando em conta diferentes indicadores econômicos (IPC - Índice de Preços ao Consumidor, IGP - Índice Geral de Preços, IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Assim, podemos calcular o preço real de uma mercadoria, que representa o valor real do poder de compra, a partir do seu preço nominal, que é o valor monetário no momento de sua venda, utilizando uma das medidas agregadas de preços.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Porque se a inflação subir muito,o desemprego vai subir também?

Introdução à Economia: Compreender Os Conceitos Básicos de Economia, Analisando

UFV

User badge image

luiza tavares