Buscar

A laringe é órgão do sistema respiratório. Além de conduzir ar, a laringe possui estruturas anatômicas que compõem o aparelho fonador.

A laringe é órgão do sistema respiratório. Além de conduzir ar, a laringe possui estruturas anatômicas que compõem o aparelho fonador. Quais são tais estruturas anatômicas produtoras de som na laringe?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcos Hatamoto

São as cordas vocais. Existe uma série de músculos que une as diferentes estruturas da laringe entre si (músculos intrínsecos) ou o com elementos externos (músculos e extrínsecos), encarregues de deslocar as várias cartilagens de modo a  estreitar ou dilatar a entrada do canal do ar e também alterar a posição e o ou grau de tensão das cordas vocais, um ponto fundamental para a fonação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas.


A laringe, junto com os seus músculos e pregas vocais são responsáveis pela emissão da voz. A passagem do ar pela laringe resulta na vibração das pregas vocais gerando ondas sonoras. As diferenças anatômicas da laringe até a cavidade nasal das pessoas resulta nos diferentes tipos de vozes. O som é amplificado pelos espaços que existem na faringe e nas cavidades nasal e oral, pois sem isso, esse som não seria percebido. Além disso, os diferentes movimentos realizados pelos músculos permitem que diferentes sons sejam produzidos.


As pregas vocais, anteriormente denominadas de cordas vocais, são as responsáveis pela emissão de sons nos seres humanos e em algumas espécies de animais, como o cachorro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais