Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Raymundo

Existem três tipos de direitos básicos, o de reparação por dano moral, que abrange o direito a vida, saúde, segurança, informação, educação. Se algum desses direitos for ferido pelo produto ou serviço fornecido, devem ser reparados pelo fornecedor. O direito de reparação por dano patrimonial, determina que, se o produto ou serviço causar algum prejuízo patrimônio ao consumidor, este deve ser reparado, e o direito processual, determina o livre acesso ao judiciário, bem como o direito a inversão do ônus da prova em favor do consumidor. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fundamentos do Direito do Consumidor.
A defesa do consumidor está presente no art. 5º, XXXII, da Constituição Federal de 1988. Por isso, compreende-se que o Direito do Consumidor está no nível de direito constitucional, principalmente por defender e agir em uma relação em que uma das partes é muito mais vulnerável.

O direito do consumidor também está suposto como um dos princípios da ordem econômica brasileira, da mesma forma que a livre concorrência.

A escolha por fazer um código, e não leis dividas, permiti uma maior coerência e homogeneidade; pois facilita o regulamento legal da matéria, colaborando de maneira total com os aplicadores da norma e destinatários.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais