Buscar

qual o principio que rege a interacao dos corantes com os componentes celulares?

qual o principio que rege a interacao dos corantes com os componentes celulares?

💡 1 Resposta

User badge image

Rossimara Nobrega

Uma das técnicas mais utilizadas é a que reúne dois corantes chamados hematoxilina e eosina e a mistura é denominada abreviadamente HE ou H&E. Os cortes são corados inicialmente com hematoxilina e em seguida com eosina. A hematoxilina é extraída de uma planta. Sua solução cora em azul arroxeado vários componentes das células e tecidos. Juntamente com outros corantes, como por exemplo o azul de toluidina, azul de metileno faz parte de um grupo de corantes que se comportam como cátions e tem caráter básico. São também denominados corantes básicos (a hematoxilina a rigor não tem caráter básico mas comporta-se como tal). De modo geral, os componentes dos cortes que contêm muitos grupos ácidos têm afinidade por estes corantes e estes componentes são denominados estruturas basófilas.

Exemplos de estruturas basófilas:

- Os núcleos têm grupamentos ácidos nos seus ácidos nucléicos e por isso são basófilos e se coram em roxo pela hematoxilina.

- O ergastoplasma (correspondente no microscópio eletrônico ao retículo endoplasmático granuloso) contém muito ácido ribonucleico.

- A matriz extracelular da cartilagem possui moléculas com muitos grupamentos sulfato.

Estas três estruturas são exemplos de estruturas basófilas que se coram pela hematoxilina e por corantes básicos.

 

Outro importante grupo de corantes é aquele constituído por corantes de caráter ácido - corantes ácidos.
Estruturas dos cortes que se coram pela eosina e por outros corantes que se comportam como a eosina e o Orange G, são chamadas de acidófilas ou eosinófilas. A eosina confere cor vermelha ou rosa e laranja.
As proteínas, de modo geral, se coram preferentemente pelos corantes ácidos - eosina e por corantes semelhantes à eosina.
Exemplos de estruturas acidófilas:
- o citoplasma fundamental (citosol) e as mitocôndrias. Por esta razão, o citoplasma de um grande número de células se cora em rosa pela eosina.
- as fibras colágenas do tecido conjuntivo. Por esta razão a matriz extracelular da maioria dos tecidos, que é muito rica em colágeno, se cora em rosa pela eosina.

Referencia: http://www.icb.usp.br/mol/1basico33a.html

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais