Buscar

origem e inserção dos musculos do braço ??

💡 3 Respostas

User badge image

Lilian Menezes

O músculo coracobraquial é anterior no braço. Como o próprio nome diz, apresenta uma origem na escápula (processo coracoide) e inserção no úmero (terço médio medialmente). 

Possui uma ação de flexão e adução de braço. 

O músculo bíceps braquial também é anterior no braço. Como o próprio nome diz apresente duas cabeças de origem. 

A cabeça longa se origina no tubérculo supraglenoidal e a cabeça curta no processo coracóide. Inserem-se por um único tendão no rádio (tuberosidade). Apresenta como ação a flexão do antebraço e supinação. 

O músculo braquial é anterior no braço, mas se encontra por baixo do bíceps braquial. Origina no úmero (2/3 distal na face anterior) e se insere na ulna (tuberosidade). Sua ação é uma poderosa flexão do braço. 

E para finalizarmos sobre músculos do braço iremos estudar o músculo tríceps braquial e o ancôneo. 

Este primeiro é posterior e superficial. Apresenta como o próprio nome diz três cabeças de origem. 

A cabeça longa se origina no tubérculo infraglenoidal da escápula, a cabeça lateral na face posterior do úmero, acima do sulca para o nervo radial e a cabeça medial na face posterior do úmero, abaixo do sulco para o nervo radial. Inserem-se por um único tendão no olécrano da ulna. A ação deste é uma potente extensão do antebraço. 

Já o músculo ancôneo é bem pequeno e também posterior. Origina-se no úmero (na face posterior do epicôndilo lateral) e se insere na ulna (face lateral do olécrano). Apresenta como ação um auxílio na extensão do antebraço.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os Músculos do Braço, antebraço e mão humana são numerosos. O homem é o único animal que possui mãos altamente aperfeiçoadas. O desenvolvimento desse instrumento de alta precisão foi diretamente responsável por grande parte das conquistas da humanidade. As alterações anatômicas resultantes da enorme capacidade funcional da mão humana foram, por outro lado, obtidas gradualmente durante a evolução da espécie.


O grupo anterior é formado pelos músculos braquial, coracobraquial e bíceps braquial, que promovem a flexão do antebraço sobre o braço. O grupo posterior é composto por um único músculo, muito volumoso, o tríceps braquial, responsável pela extensão do braço e antebraço. As denominações bíceps e tríceps decorrem da presença de duas e três massas carnosas.


O bíceps a cabeça longa se origina no tubérculo supraglenoidal e a cabeça curta no processo coracoide. Inserem-se por um único tendão no rádio, o tríceps tem origem na região do tubérculo infraglenoidal da escápula e insere-se na região posterior do olécrano. E o músculo do antebraço tem origem no epicôndilo medial do úmero e inserção na base da falange distal.

1
Dislike0
User badge image

Diego Henrique

não sei

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais