Buscar

QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA?

💡 3 Respostas

User badge image

Carmelita Maria

Nossa! Para se implementar a gestão democrática dentro do ambiente escolar é necessário a união de todos os agentes que fazem parte dessa organização e este é o maior desafio. Se não houver um conjunto de ações que possibilitem as tomadas de decisões de forma a contemplar a opinião de todos esses sujeitos, se estes não se responsabilizarem a assumirem seus papéis dentro deste processo aí fica impossível de se implementar uma gestão, de fato, democrática. Mas as possibilidades existem, por meio do diálogo, deixando claro aos agentes quais suas responsabilidades e a importância de sua atuação no processo de concretização de uma gestão democrática é possível que aconteça uma mudança e se abra um caminho ao objetivo. Deixando claro que os agentes que fazem parte do conjunto de uma escola são todos os envolvidos por ela, desde os pais, a comunidade, os zeladores, vigias, administradores, secretários, professores, diretores... todos devem estar engajados.

2
Dislike0
User badge image

Rodrigo Poliana Teixeira

Obrigada! maravilhoso
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Entende-se como gestão democrática na escola como a gestão que prioriza a participação de todas as parcelas pertencentes ao âmbito da escola. Sendo assim pais, alunos, funcionários, estâncias colegiadas, entre outros, participam de maneira conjunta a fim de tomar ações e decisões conjuntas.

Embora esteja amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira – LDBEN a forma como deve ser feita a gestão não está prevista de maneira explicita, não estabelecendo diretrizes bem definidas para que se possa alcançar o sucesso junto a gestão democrática.

Outro fator que se mostra como desafio é mostrar dentro da gestão escolar para todos os atores o seu papel junto ao conceito de autonomia. Esse conceito desse ser explorado de maneira continua, individual, coletiva e não ficar apenas a cargo da escola.

Dentro de um novo contexto histórico e tecnológico é também um desafio que a escola investa na melhor formação de seus profissionais a fim de, através de seus conhecimentos, buscar inovação, competitividade e produtividade ao nível dos momento histórico.

Os desafios de trazer a autonomia pedagógica e financeira para escola junto a gestão democrática passam pela aproximação da escola, famílias, gestores e alunos, para que ambos possam ser representativos e participativos dentro do processo educacional. Além disso existe o desafio de capacitação e adequação ao contexto histórico e tecnológico que os profissionais precisam passar.

Porém, muitas possibilidades se abrem. Através da gestão democrática existe maior participação da comunidade escolar, trazendo para o contexto escolar a realidade do aluno, um planejamento mais eficiente é construído, é possível gerar um efeito benéfico da descentralização das ações e decisões além de maior transparência na tomada de decisões.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais