Buscar

Quais as diferenças entre o aval e a fiança?

Quais as diferenças entre o aval e a fiança?

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Stuani

Tanto o aval quanto a fiança são garantias pessoais, e coloca seu patrimônio a disposição do credor para satisfação de crédito de terceiro. Entretanto, o aval é diferente da fiança visto que a fiança é utilizada em contratos e o aval apenas na letra de câmbio.

A lei dá autonomia ao próprio aval, diz que as obrigações são autônomas, por isso, quando há a garantia de um aval refere-se apenas ao título cambiário e não contra qualquer obrigação, como, por exemplo, indenizações. Por esse motivo, não é possível se discutir a causa da dívida (“causa debendi”), mas somente aspectos formais do título.

-Aval é autônomo e fiança é acessório.

A fiança está em uma cláusula dentro do próprio contrato, mas se não estiver é possível inseri-la em um contrato a parte. O aval é autônomo, porque avaliza o título e não a obrigação, portanto, tem que pagar apenas o título. É importante pois a causa de inexigibilidade da dívida macula a fiança, o que não ocorre com o aval.

-Fiança tem benefício da ordem

Na fiança é possível se exigir que se esgote primeiro a cobrança sobre o patrimônio do devedor (o fiador, inclusive, tem direito de indicar bens do devedor para que seja feita a cobrança), este benefício pode ser renunciado. No aval não há esse benefício de ordem, pois este pode ser executado como bem entender.

-Fiança exige outorga marital

Não consta na lei uniforme a exigência de outorga marital para aval, visto que possui a função de facilitar a concessão de crédito e negociabilidade, entretanto no art. 1647 III, CC prevê expressamente que é necessária a anuência do cônjuge no caso de prestação de fiança e aval. A LU é especial em relação ao CC que é geral, prevalecendo então o que dispõe a lei especial.

Já para que a fiança tenha validade, deve ter anuência do cônjuge.

5
Dislike0
User badge image

Julio G Pagnosi

Muito obrigado, Amanda!!

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais