Buscar

oque é sanção? como se aplica e como se classifica?

💡 3 Respostas

User badge image

Allan Simões Carvalho

Sanção jurídica deve ser compreendida modernamente, como uma reação ouretribuição prevista no ordenamento normativo, blindando-se esta contraprestação de umafeição premial (sanção premial), quando o agente adota a conduta aprovada ou esperada, ou umcaráter punitivo (sanção negativa), quando o ato praticado é indesejado ou dissonante. Diantedessa nova realidade, da mutabilidade e da abertura das regras jurídicas ao progresso e à mu-dança social, imperioso, reformular-se o vetusto e arraigado pensamento jurídico, a fim deabrir-se espaço para a existência e aceitação doutrinária da sanção premial.

0
Dislike0
User badge image

Luis Henrique da Cunha Marinho

Sanção é um termo jurídico que aceita duas definições, podendo ser conceituado como a punição ou pena correspondente à violação de uma lei. Quando a sanção é favorável, se chama sanção premial. Ao passo que, quando for desfavorável, é denominada pena.

Ainda pode haver a definição de sanção como a ação de sancionar, ou seja, ato pelo qual o chefe do poder executivo aprova uma lei votada e aprovada no poder legislativo.

Fundamentação:

  • Arts. 48, 62, § 1º, IV, 65 e 66 da CF
  • Arts. 1º, 32, 53 e 121, § 5º do CP
  • Arts. 329, parágrafo único, 394, § 1º e 800, § 4º do CPP
  • Art. 166, VII do CC
  • Arts. 147, 415, parágrafo único e 830 do CPC

Fonte: <http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/885/Sancao>

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O descumprimento da norma jurídica pode ser visto através de três elementos: a afirmação do direito, a hipótese e a sanção.

A afirmação do direito é o comando principal da norma. 

A hipótese é o fato de alguém desobedecer a norma.

A sanção é a punição, efetiva ou não, para quem descumprir o que foi determinado pela norma. Pode ser vista através de dois aspectos:

  • Coerção: elemento intrínseco da sanção que previne (preventiva) que o individuo proceda de maneira contrária a norma. Age antes do ato acontecer. É a possibilidade do uso da força.
  • Coação: elemento intrínseco que é utilizado posteriormente ao descumprimento da norma. É a punição concreta, repressiva. É o efetivo uso da força.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais