Buscar

direito do consumidor

Em relação à formação histórica do Direito do Consumidor, um fato relevante foi a revolução industrial, que trouxe consigo a revolução do consumo. Assinale a opção que não corresponde a uma mudança introduzida por essa revolução nas relações de consumo?

b) Surgimento dos contratos coletivos e contratos de adesão com cláusulas de interesse somente do fornecedor.

d) Aumento das cláusulas abusivas.

c) Um forte aparato jurídico capaz de suprir as novas demandas dos consumidores.

a) A produção passa a ser em massa.

e) Separação entre produtor e consumidor

💡 5 Respostas

User badge image

Juliana Gomes

Letra C é a opção correta

2
Dislike0
User badge image

Marcos Joaquim

C) Um forte aparato jurídico capaz de suprir as novas demandas dos consumidores.

Explicação:

Ao meu ver, essa é a a incorreta, pois foi a partir desta época que começaram a incentivar a política do consumo e a produção em massa.

Nesta época, era necessário o incentivo aos produtores, aos empresários, para que ocorresse o desenvolvimento econômico e industrial; então, por isto, a criação de um "forte a parato jurídico capaz de suprir as novas demandas dos consumidores" caminha contra.

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Alternativa C.

Dentre as inúmeras mudanças trazidas pela revolução industrial nas relações de consumo, não está a introdução de um forte aparato jurídico capaz de suprir as novas demandas dos consumidores.

Com a Revolução Industrial, a forma das relações de consumo foi totalmente modificada: houve a divisão entre produtor e consumidor, que passaram a ser vistos como polos distintos. 

A massificação causada pela revolução da produção também chegou aos contratos de consumo, com o aumento no número de contratos de adesão, que por sua vez passaram a possuír cada vez mais cláusulas abusivas e “imodificáveis".

Apenas posteriormente, como consequencia do grande prejuizo arcado pelos consumidores, houve a criação de novos dispositivos que o protegiam.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais