Buscar

Como montar um RACI?

💡 4 Respostas

User badge image

josimar silva de Almeida

         

  Salve, salve pessoal do Cooperati, hoje vamos falar de algo que facilita bastante a delegação e compreensão de quem são os responsáveis por certos processos ou atividades dentro da empresa, que é o modelo de Matriz RACI.

Aqui mostraremos sua função e como monta-la, dando as devidas atribuições a quem mais se adéqua, baseada nos modelos ITIL e COBIT.

                A matriz RACI não é exclusiva da área de TI, sendo usado também em várias outras áreas. E como dito anteriormente sua principal função é definir as responsabilidades dentro de um determinado setor, para que fique bem explicito o que cada um tem que fazer.

                Ela lida com 4 tipos de sujeitos:

·Responsável (Responsible) é quem executa a atividade ou processo em uma empresa. (Pode ter mais de um na matriz).

· Cobrado  (Accountable) é quem responde pela atividade ou processo, aquele que será cobrado pelo bom andamento da atividade ou processo, deve ter somente um dele para evitar mal entendimento das funções.

· Consultado (Consulted) é/são a(s) pessoa(s), que precisam ser consultadas para darem dicas, ajustes, fornecer opiniões sobre a atividade ou processo, em geral são todos que de alguma forma possam ajudar a melhora-lo.

· Informado (Informed) é/são a(s) pessoa(s), que precisam ser informadas sobre alguma coisa feita dentro da atividade ou processo, seja alguma mudança, retirada de função ou qualquer coisa do gênero.

                Para contextualizarmos um pouco sobre como ela pode ser utilizada. Atualmente nas empresas, principalmente nas PMEs, existem inúmeras tarefas que são feitas por várias pessoas e não feitas por ninguém, o famoso empurra-empurra, porque a responsabilidade não é de ninguém. Com a matriz isso acaba.

                Na área de TI, quase todos os frameworks de gerenciamento usam ela, mas em seu caso especifico, ela pode ser utilizada em conjunto, no nosso caso vamos utilizar dois bem conhecidos a ITIL e o COBIT, pois a ITIL lida com a parte prática e o COBIT com o controle. Além do que ambos possuem interligação em alguns pontos.

                Um ponto em comum entre eles é o gerenciamento de incidentes, e vamos pegar esse processo para montarmos a nossa matriz RACI.

                A primeira parte é definir quais são os passos que são realizados dentro dele, para isso vamos usar os que são citados na ITIL e são falados no post da serie que temos aqui.

                Os passos que usaremos serão:

·Identificar

·Registrar

·Categorizar

·Priorizar

·Diagnosticar

·Escalonar

·Resolução

·Fechamento

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Há uma distinção entre uma função e pessoas identificadas individualmente: uma função é um descritor de um conjunto associado de tarefas; pode ser realizado por muitas pessoas; e uma pessoa pode desempenhar muitos papéis. Por exemplo, uma organização pode ter dez pessoas que podem desempenhar o papel de gerente de projetos , embora tradicionalmente cada projeto tenha apenas um gerente de projeto por vez; e uma pessoa capaz de desempenhar o papel de gerente de projetos também pode desempenhar o papel de analista e testador de negócios .

R = Responsável (também Recomendador )

Aqueles que fazem o trabalho para concluir a tarefa. Há pelo menos uma função com um tipo de participação responsável , embora outras possam ser delegadas para ajudar no trabalho necessário (consulte também o RASCI abaixo para identificar separadamente aqueles que participam de uma função de apoio).

A = Responsável (também Approver ou definitiva autoridade de aprovação )

O responsável final pela conclusão correta e completa da entrega ou tarefa, aquele que garante que os pré-requisitos da tarefa sejam atendidos e que delega o trabalho aos responsáveis. Em outras palavras, um responsável deve assinar (aprovar) o trabalho que o responsável fornece. Não deve ser apenas um responsável especificado para cada tarefa ou produto.

C = consultado (às vezes consultor ou advogado )

Aqueles cujas opiniões são buscadas, geralmente especialistas no assunto ; e com quem há comunicação bidirecional.

I = informado (também informado )

Aqueles que são mantidos atualizados sobre o progresso, geralmente apenas após a conclusão da tarefa ou entrega; e com quem há apenas uma comunicação de mão única.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados