Buscar

ISOMERIA

Quais as diferenças entre ENANTIOMEROS e DIASTEREOISÔMEROS?

💡 1 Resposta

User badge image

Chás Que Curam

  • Diastereoisômeros: Esses isômeros não são a imagem especular um do outro e eles realizam o desvio da luz polarizada em ângulos diferentes.

Existem diastereoisômeros de cadeia aberta e cíclica. Os de cadeia aberta precisam possuir uma ligação dupla entre dois carbonos, e os ligantes de cada um desses carbonos devem ser diferentes entre si, mas iguais aos ligantes do outro carbono.

  • Enantiômeros: Esses isômeros são a imagem especular um do outro, mas não são sobreponíveis. Além disso, eles realizam a isomeria óptica, que é quando o composto desvia o plano de luz polarizada.

Uma forma de identificar se os compostos são enantiômeros é verificar se a molécula é assimétrica por possuir pelo menos um carbono quiral, ou seja, que possui todos os ligantes diferentes entre si. Quando a molécula obedece a essa regra, sendo assimétrica, ela possui enantiômeros que, quando postos lado a lado, dão a impressão de que estão na frente de um espelho, pois são exatamente a imagem um do outro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais