Buscar

Teoria Geral do Processo é o mesmo que Teoria Geral do Processo Civil ?

💡 16 Respostas

User badge image

Gesilaine Vasconcelos Rosa

 A nomenclatura “direito processual” é relativamente pacífica no estudo das ciências jurídicas. É ramo jurídico que goza de plena autonomia e tem como finalidade disciplinar a forma em que o Estado (em sentido lato) presta a atividade jurisdicional por meio de um instrumento denominado processo, após ter sido provocado pelo litigante por meio do exercício do direito de ação. O processo é, portanto, o instrumento pela qual o Estado presta a jurisdição e que é regulado, desde o seu nascedouro até o seu encerramento por meio de normas que compõem o direito processual.

Porém, dependendo da matéria disciplinada, tal como penal, trabalhista, ou as demais, pode ocorrer a necessidade da disciplina mais específica para atender às peculiaridades de cada uma. Cria-se o Direito Processual civil, Processula Penal e etc. As normas processuais civis estão previstas no CPC, ou seja, a Lei 5.869/73, já as normas processuais penais estão previstas no CPP, ou seja, DL 3.689/41, por isso  a importância ímpar do estudo do direito processual civil dentro da teoria geral do processo. O Direito Processual é justamente, este conjunto de normas jurídicas que permitirão regular o início deste processo, bem como o seu desenvolvimento e encerramento. O Direito processual Civil é um ramo, dentro da Teoria Geral do Processo.

4
Dislike2
User badge image

Alexandra Silva Bezerra

Obrigada. 

Neste caso, o livro "Teoria Geral do Processo", Ada Pelegrini, não substitui o livro "Curso de 
Direito Processual Civil ' Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento' ", do autor Misael Montenegro Filho ?

2
Dislike0
User badge image

Vanderson Andrade

Não, o Livro da Ada Pelegrini te dará apenar uma visão geral tanto do processo penal como do civil, mas não é aprofundado em civil, nem em penal. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais