Buscar

Porque um endósporo é denominado uma estrutura em repouso? Qual a vantagem do endósporo para uma célula bacteriana? Alguém sabe?

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Como sabemos, os endósporos são estruturas presentes na formação das bactérias, e tem como principal função a de fazer com que a bactéria sobreviva e crie resistência para qualquer ambiente que seja considerável inabitável. A maioria das bactérias utilizam essa função para poderem resistir a alguns tipos de remédios, em especial nos seres humanos., os endósporos, tem como principais características, o fator de possuírem paredes grossas e estruturas desidratadas, e além disso, eles são produzidos por meio do DNA das bactérias, através de duplicação. Se ocorrer alguma alteração no ambiente que cause déficit nutricional, as bactérias montarão uma estrutura de repouso, a qual terá como vantagem a resistência ao calor com a falta de água, a resistência a agentes químicos tóxicos e à radiação.

6
Dislike0
User badge image

Ana Paula Teixeira

Porque é uma maneira que a célula bacteriana encontra para sua sobrevivência em determinadas condições do ambiente que ela se encontra, na forma de endosporo a mesma resiste a altas ou baixas temperaturas, dessecação, falta de nutrientes, aumenta sua resistência ao calor, produtos químicos fortes e radiações, favorecendo a dispersão e a esporulação. Quando o ambiente volta a ser favorável o endosporo se rompe liberando novas células bacterianas. Lembrando que apenas Clostridium, bacilos e algumas GRAM + possuem essa estrutura diferenciada.

20
Dislike0
User badge image

rosana ramos

Estrutura em repouso porque não se reproduz.A vantagem é a preservação do material genético.

3
Dislike0
User badge image

Jaqueline Souza

Thalita Cardoso

Quando há qualquer alteração no ambiente, e ele se torna um local com déficit nutricional, ou alterações climáticas, a bactéria, no geral gram-positivas, montam essa estrutura de repouso tratando-se de uma célula desidratada com as paredes celulares espessas e com algumas camadas adicionais. A sua vantagem é a resistência ao calor falta de água, agentes químicos tóxicos e à radiação, a exemplo temos os gêneros Clostridium, Bacillus e Sporosarcina.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais