Buscar

O que vem a ser lei antitruste

💡 1 Resposta

User badge image

Micaelly Vale

É a Lei que se destina a punir práticas anticompetitivas que usam o poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência. Podem ser usadas por governantes para favorecer determinadas empresas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Dentre todos os doutrinadores e pesquisadores do assunto, é unanimidade que a origem da Defesa da Concorrência ou Antitruste surgiu com o Sharman Act em 1890 nos Estados Unidos.

[..] no final do século XIX, assistiam ao surgimento de grandes monopólios e cartéis em vários setores da economia, os quais estariam abusando de seu poder de mercado e, consequentemente, prejudicando consumidores. (RAMOS, André Luiz S. C. “O Sherman Act e a origem das leis antitruste - quem realmente se beneficia com elas? ”. Disponível em http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1999).

Vendo um mercado monopolista em um crescente, surge assim a preocupação na proteção daqueles que realmente, de uma maneira indireta, são prejudicados com tais condutas, os consumidores, razão pela qual boa parte da doutrina enxerga como principal causa da criação da lei americana, além da defesa à economia e ao mercado empresarial competitivo.

Para entendermos melhor essa origem e seu motivo de nascimento, precisamos olhar para o que na verdade quer dizer a palavra “concorrência”, e assim entenderemos, como dito, a proteção econômica e a livre concorrência são apenas pano de fundo para o que realmente importa, o consumidor final.

Eduardo Molan Gaban e Juliana Oliveira Domingues, denominam “concorrência” como algum tipo de situação mercadológica, isolando-se a quantidade ofertada, onde os preços praticados são muito próximos ou iguais, dando assim ao consumidor a preferência de compra de acordo com suas convicções. (2012. p.60). Partindo de tais premissas e do já citado Sherman Act, em 1914 mais uma lei foi promulgada nos Estados Unidos para controle de tal cenário econômico, concorrencial e consumerista que se destacava na época.

Desse modo, entendemos que a lei antitruste tem mais problemas do que pontos positivos. Na verdade, o grande ponto é da forma com é aplicada e como é interpretada, à luz do mercado competitivo e econômico.

A chave do exercício mental é entender, como explicitado ao longo do texto, que existe uma substancial diferença entre concentração de poder econômico e monopólios. A concentração irá alavancar a produção e com isso ter um custo benefício imensurável para os consumidores diferentemente do “monopólio” que irá prejudicar o mercado. Essa ideia errônea vem devastando a economia do nosso país através do intervencionismo estatal excessivo.

Não permitir que empresas pratiquem atos que irão beneficiar a coletividade e o bem comum, em benefício de algumas corporações ineficientes e incompetentes com a mera desculpa de anticompetitividade não passa de falácia, comprovando que a economia moderna está alicerçada na politicagem.

Resta claro que para uma economia ganhar espaço e ser predominante em sua área de mercado, sua eficiência e preço baixo tem que estar muito alinhada, ou seja, qualidade alta e custo baixo, pois se o preço for aquém e sua qualidade medíocre, pode ser a única em sua esfera que mesmo assim não irá sobreviver por muito tempo. Ela irá sucumbir devido sua ineficiência e baixo rendimento.

É cediço que, este “monopólio ou monopólios” que são demonizados, não são o causador de danos ao mercado. O alto nível de intervenção estatal sim, ele devasta a economia. Isso porque quando uma empresa encontra uma forma viável, lícita, eficiente e com o baixo custo na venda de produtos ou fornecimento de serviços, o CADE, através de denúncia de seu concorrente, decide inibir e penalizar. Em outras palavras, frear aquele agente econômico. Com isso, temos o dano ao mercado e consequentemente ao consumidor final. A intervenção tem que existir, mas não dessa forma tão exorbitante que acaba matando a livre concorrência e consequentemente impedindo o mercado de crescer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais