Buscar

sistema reprodutivo dos coelhos

💡 1 Resposta

User badge image

Vita Almeida

Os coelhos são considerados animais bastante prolíferos, desenvolvendo-se bem o ano inteiro.

a)   Aparelho reprodutor feminino

O aparelho reprodutor feminino é constituído de dois ovários, dois ovidutos, dois úteros , duas cérvix , vagina e vulva.

- Ovários: os ovários localizam-se dentro da cavidade abdominal, na região sublombar, um a cada lado da coluna vertebral, próximo aos rins. As principais funções dos ovários são: produção de óvulos e produção de hormônios, como estrógeno e progesterona.

O estrógeno atua na receptividade da fêmea ao macho, recepção e transporte dos espermatozóides até a parte superior do oviduto por contrações musculares, onde serão fecundados, ainda, induz a produção de secreções que lubrificam o aparelho reprodutor feminino.

A progesterona é responsável pela adaptação do aparelho reprodutor da fêmea ao processo da gestação e manutenção da mesma, paralisação das contrações musculares uterinas, estimula a produção de secreções que nutrem e protegem os embriões até que os mesmos se fixem a parede uterina.

A partir da puberdade, a coelha apresenta óvulos maduros constantemente, até dez em cada ovário, mas a ovulação só ocorre quando estimulada sexualmente, podendo ser pela própria cópula, cavalgamento por outra fêmea, ou até estímulo da pipeta na hora da inseminação artificial.

Se a fêmea for estimulada num período de sete a dez dias após maturação dos ovos, os mesmo entram em degeneração, tornando a fêmea não receptível ao macho.

- Ovidutos: são como prolongamento do útero. Atuam na capacitação dos espermatozóides, captação e transporte dos óvulos, são os locais de fertilização e desenvolvimento dos mesmos até a fase embrionária, e ainda transportam os embriões até o útero.

- Útero: são órgãos musculosos e elásticos, tem funções de abrigar os embriões e expulsa-los no final da gestação por contrações musculares desencadeadas pelo sistema hormonal da matriz e dos próprios fetos.

- Cérvix: são estruturas musculares potentes com a função de fechar a entrada do útero, exceto pela ocasião as receptividade da fêmea ao macho e nas épocas de parto.

- Vagina: é um canal urogenital pela qual a urina é secretada, é o local de deposição do esperma tanto elo macho quanto pela inseminação artificial, e também é o canal de passagem dos filhotes no parto.

- Vulva: compõe-se do clitóris e de lábios vulvares. Ela atua como canal de passagem da urina, local de penetração do pênis do macho e da saída dos filhotes na época do parto. O clitóris é inervado com fibras nervosas sensoriais, que quando estimulados, estimula a hipófise anterior, que por sua vez, libera o hormônio luteinizante, que é responsável pela ovulação.

b)  Aparelhos reprodutor masculino

O aparelho reprodutor masculino constitui-se de duas bolsas escrotais, dois testículos, dois canais diferentes, glândulas acessórias, uretra e pênis.

- Bolsas escrotais: as bolsas são individuais, sendo uma para cada testículo, comunicam-se com o interior da cavidade abdominal através dos anéis inguinais, que no coelho encontram-se abertos. A função das bolsas escrotais é dar sustentação aos testículos, proteção e regulação da temperatura.

- Testículos: sua função é reproduzir espermatozóides e testosterona, sendo esta responsável pela libido. Os testículos deslocam-se com facilidade das bolsas escrotais para o interior da cavidade abdominal e vice-versa; essa movimentação permite a regulação da temperatura dos mesmos que pode ser de até 4ºC mais baixo que a temperatura corporal, além de protegê-los de traumatismo.

A produção de espermatozóides inicia na puberdade, em torno de setenta a oitenta dias, o volume varia de cinqüenta milhões de espermatozóides por mil de sêmen, atingindo um pico aos sete ou oito meses, mas varia para cada indivíduo, raça, nutrição, manejo reprodutivo, etc.

Os epidídimos têm função de nutrição, maturação, armazenamento e transporte dos espermatozóides. A maturação dura de oito a dez dias, após esse período eles são armazenados na cauda do epidídimo até a uretra.

- Canais deferentes: são como prolongamentos dos epidídimos e sua função é transportar os espermatozóides dos epidídimos até a uretra.

- Glândulas acessórias: são responsáveis pelas secreções que formam o sêmen. As glândulas são: vesícula seminal, próstata e bulbo uretrais, que lançam secreções da junção dos canais deferentes com a uretra.

- Pênis: é um órgão composto de tecido elástico, seu tamanho varia de 3cm quando flácido, até 5cm quando excitado. O pênis fica envolvido pelo prepúcio, localizado logo abaixo do ânus. O pênis do coelho quando excitado apresenta uma curvatura em sua extremidade, que evita traumatismo na queda após ejaculação, gira no sentido de localizar a vulva e penetra-la. O pênis do coelho não apresenta a estrutura sensitiva que estimula e induz a ejaculação quando em contato com a mucosa vaginal; neste caso a ejaculação é estimulada pela maior temperatura no órgão da coelha.

c)Fecundação

A fecundação no processo de cobrição da fêmea pelo macho, depositando o sêmen no interior da vagina da mesma, ao mesmo tempo em que a estimula sexualmente, provocando a ovulação. A cobrição dura em média oito segundos. Após a cópula, o macho cai de costas ou de lado e às vezes emite algum som. Os espermatozóides atingem o oviduto em até quatro horas.

d) Gestação

O período de gestação dura em média trinta dias. Três dias antes do parto deve-se colocar o ninho na gaiola da fêmea, forrado com palha, capim seco ou feno macio. Durante a gestação, a fêmea necessita apenas de um lugar tranqüilo. Normalmente a fêmea arranca pelos do próprio corpo e mistura-os com o material do ninho. Logo após o parto o ninho deve ser examinado retirando-se os natimortos, observando se os láparos permanecem juntos e não espalhados por todo o ninho. Os ninhos deverão ser examinados diariamente. A fêmea amamente os láparos no máximo duas vezes ao dia. Caso uma coelha crie mais de oito filhotes e outra menos de sete, o excesso da primeira deve ser colocado com a segunda, a média é de sete filhotes por parto e um nível mínimo tolerado de seis filhotes desmamados por parto. Depois de quinze dias do nascimento a fêmea poderá ser coberta novamente. O ninho pode ser retirado aos vinte ou vinte e cinco dias após o parto, dependendo da temperatura ambiente e o desmame pode ocorrer entre trinta e quarenta dias após o parto. Entre setenta e cinco e noventa dias os filhotes estarão prontos para corte, com um peso médio de 2,2 a 2,5 kg.

e) Reprodução

A fêmea deverá ser coberta pela primeira vez após os quatro meses de idade devendo o macho ter cinco meses, no cio a coelha fica inquieta, a vulva fica intumescida e arroxeada. A fêmea é quem deve visitar a gaiola do macho para ser realizada a cobrição. Após dez ou quinze dias, determina-se por apalpação ventral se a coelha está prenha ou não. O parto ocorre trinta dias após a cobertura fértil. O maior índice de fertilidade na coelha se dá no início da reprodução. Os machos têm uma vida útil de até cinco anos e as fêmeas, no máximo dois anos.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais