Buscar

Cite as diferenças entre Controle de Constitucionalidade Difuso e Concentrado.

💡 3 Respostas

User badge image

Israel de Jesus Azevedo

De forma concisa, o Controle de Constitucionalidade Difuso, qualquer juiz poderá fazer, no caso concreto e com efeito inter partes. No Concentrado, apenas o STF tem competência para declarar a inconstitucionalidade, por meio de ações próprias, a saber, ADI genérica, por omissão, ADC, ADPF.

3
Dislike1
User badge image

Nadia Mottin Agibert

Ainda... No controle difuso: pode ser en qualquer tipo de processo ( civil, criminal, trabalho, tributario) ; as partes podem arguir; admite intervençao de terceiro (todas); efeitos ex tunc e bao vinculante ( pois é inter partes, como o colega comentou), admite a modulacao de efeitos de dorma excepcional; cabe AR. No concentrado temos a analise da lei em tese; legitimados sao aqueles do art. 103 da CF; nao tem prazo para arguir; nao admite a intervencao de terceiros; admite a nodulacao dos efeitos para ex nunc; os efeitos sao erga omes e temos como modalidades ADI; ADC;ADO; ADPF e tbm a ADI interventiva. Espero ter ajudado
3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Controle Difuso é o exercido por qualquer juiz ou tribunal diante de qualquer caso em que se depare com uma possível inconstitucionalidade de lei. Segundo Nathalia Masson, “nessa modalidade de controle, em que se faz a fiscalização concreta de constitucionalidade, qualquer juiz ou Tribunal do Poder Judiciário possui competência para verificar a legitimidade constitucional dos atos estatais, não havendo nenhuma restrição quanto ao tipo de processo.” (Manual de Direito Constitucional. 4ª ed. pg. 1072)

Também existe o chamado Controle de Concentrado, que é o controle exercido por um órgão de cúpula (no Brasil, é realizado pelo Supremo Tribunal Federal no âmbito de ações específicas: Ação Direta de Inconstitucionalidade, Ação Declaratória de Constitucionalidade, Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais