Buscar

Diferencie e exemplifique: Causa de pedir e pedido.

Direito Processual Civil

💡 4 Respostas

User badge image

Wesley Mattos

Causa de pedir agloba sua motivação para o ajuizamento da ação.
Pedido seria a sua pretenção com o ajuizamento da ação.

2
Dislike0
User badge image

Reginaldo Miranda

Marcio Ruzon, a teoria adotada pelo Brasil, no que se refere à causa de pedir, é a teoria da substanciação, que exige a identificação do pedido, a dedução dos fundamentos de fato e de direito da pretensão, a teor do disposto no art. 282, III, do Código de Processo Civil.

 

A teoria que tenta explicar a causa de pedir, não adotada pelo Brasil, é a teoria da individualização, adotada no Direito Alemão e no Italiano. Para essa teoria, "se se sustentar que o conteúdo da causa petendi está na relação jurídica que apoio a pretensão processual (individualização), a mudança dos fatos não implicará mudança da demanda, sendo afirmar-se, em consequência, que a sentença que decidir sobre determinada relação jurídica se estenderá a todos os fatos que pudessem estar sob ela compreendidos, tenham sido alegados ou não". (Botelho de Mesquita, p. 186).

2
Dislike0
User badge image

Reginaldo Miranda

Já o conceito de pedido: 
É o conteúdo da demanda, a pretensão material deduzida em juízo. (Previsão Legal: art. 286 a 294 do CPC e art. 323 a 330 do NCPC).
Requisitos do pedido - art. 286/CPC e art. 323 e 325/NCPC:
1º Deve ser certo e determinado. Pedido certo é aquele expresso. Pedido determinado é aquele delimitado quanto à quantidade e qualidade; 2º Deve ser claro, inteligível; 3º Deve ser concludente (deve ser a consequência jurídica da causa de pedir).

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais