Buscar

Qual é o melhor sistema. Common Law ou Civil Law? Discorra sobre.

💡 2 Respostas

User badge image

Ronald Alves

Civil Law

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Não há melhor sistema. Cada sistema tem suas peculiaridades, não sendo possível afirmar a superioridade de um em relação a outro.

Em linhas gerais, o sistema da Common Law, de influência anglo-americana, baseia-se, fundamentalmente, em precedentes jurisprudenciais. As decisões judiciais são, então, fontes imediatas do direito, gerando efeitos vinculantes. A norma de direito é extraída a partir de uma decisão concreta, sendo aplicada por meio de um processo indutivo, aos casos idênticos no futuro. Não quer dizer, contudo, que haja ausência de lei nesses países, muito pelo contrário. Todavia, a regra dos precedentes é bastante forte nos países que adoram a Common Law, como nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Já o sistema denominado Civil Law, é predominante na Europa Ocidental e foi influenciada pelo direito romano. A escola da Civil Law prioriza a lei como fonte imediata do direito. A norma jurídica constitui-se em um comando abstrato e geral procurando abranger, em uma moldura, uma diversidade de casos futuros.

No Brasil, ocorreu a filiação à escola do Civil Law, em que os litígios judiciais são resolvidos por meio da subsunção do caso à norma constante da lei. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais