Buscar

Porque segundo Roque láraia, os antropólogos abandonaram a dimensão do determinismo biológico como elemento explicativo da antropologia?

💡 1 Resposta

User badge image

Regis Francisco Palombo

Não li Roque Iáraia, mas posso ajudar a responder. O determinismo biológico foi abandonado pela Antropologia pelo simples fato de isso ser, muitas das vezes, embasador de teorias racistas e de genocídios. Exemplo disso foi a Antropologia Evolucionista, teoria preponderante do séc. XIX que se apropriou, indevidamente, dos ensinamentos de Darwin. Entendia-se haver seres humanos menos desenvolvidos e mais desenvolvidos. Estes seriam representado pelo Homem branco europeu; aqueles, pelos nativos, sobretudo os africanos. Tanto é que, chamar um negro de "macaco", ao contrário do senso comum de isso ser apenas uma brincadeira, tem a ver com dizer ser ele menos evoluído, de ele ainda estar no estágio primata.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais