Buscar

7. Citar a relação entre o nº de mitocôndrias nas células e o grau de atividade celular

💡 3 Respostas

User badge image

Mayra Rodrigues

A mitocôndria é uma organela citoplasmática cuja função é produzir energia. Logo, quanto maior o metabolismo(atividade/reações celular/es ) da célula, mais mitocôndrias ela vai precisar ter para que seja produzida energia em grande quantidade. Um exemplo são as células que compõe o tecido muscular de músculos que estão se contraindo constantemente. Esses músculos precisam de bastante energia, logo, para que suas células consigam dispor da energia suficiente, elas possuem muitas mitocôndrias. Ou seja, quanto maior o número de mitocôndrias, maior a produção de energia e mais intensa a atividade celular. Espero que tenha ajudado.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As mitocôndrias são conhecidas por serem as responsáveis pela produção de energia das células. Assim, é na região interna da mitocôndria que acontecem duas das três etapas da respiração ocorrida nas células, isto é, estamos falando do ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.

As principais hipóteses aceitas defendem que as mitocôndrias tenham surgido através de bactérias que foram fagocitadas por células maiores e foram capazes de escapar do mecanismo de digestão da célula maior. Portanto, as mitocôndrias passaram a se localizar dentro dessas células.

Como uma das vantagens adquiridas pelas células que continham a presença das mitocôndrias foi o fato de que essas, agora, seriam capazes de realizar respiração aeróbia. Isso não ocorre nas células anaeróbias, que provavelmente só realizavam a chamada fermentação, sem a presença de oxigênio.

Em uma célula, quanto maior o número de mitocôndrias, maior será a atividade celular ,visto que são tais estruturas as responsáveis pela produção de energia na célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais