Buscar

A OAB deve licitar?

💡 2 Respostas

User badge image

Rangel Rocha da Silva

O STJ decidiu que a OAB é uma categoria ímpar no elenco das personalidades jurídicas existentes no direito brasileiro, com privilégio das autarquias, mas sem as mesmas obrigações, ou seja, a OAB não se sujeita a jurisdição do Tribunal de Contas da União e por ausência de fiscalização, está dispensada de licitar.

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não, a OAB não tem a obrigação de realizar licitação para suas contratações. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a OAB, diferentemente dos demais Conselhos Profissionais, não ostenta natureza jurídica de autarquia, de modo que não integra a administração pública e, portanto, não se sujeita à lei de licitações, como se depreende da interpretação contrario sensu do art. 1º, parágrafo único, da Lei 8666/93.

Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais