Buscar

Como trabalhar o conceito de figuração e abstração, construindo um paralelo entre ambas expressões por meio da gravura?

💡 3 Respostas

User badge image

Jaqueline Jonko

Primeiro, estudar-se-ia os conceitos de Arte Figurativa e Arte Abstrata através de pesquisa utilizando-se referenciais disponíveis na biblioteca e/ou através de pesquisa no laboratório de informática. Em cada uma delas traria imagens que representasse o tema e discutiríamos as características das imagens. Na arte Abstrata, o artista não está preocupado em representar imagem alguma, não representa imagens figurativas da realidade. Ao final de cada aula, os alunos elaborariam uma representação da arte estudada através de um desenho. Posteriormente, faríamos a junção dos dois temas, dividiria a sala em duplas, produziriam formas abstratas na qual utilizariam para formar uma arte figurativa, utilizando recortes de revistas e colagem. Assim, enfatizando que as duas artes podem expressar estados emocionais e que estão presentes com a arte contemporânea.

3
Dislike0
User badge image

Tuka Tukona

A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel, podendo-se tirar várias cópias de um mesmo desenho. Traçando um paralelo entre a Arte Figurativa e a Arte Abstrata, ”a figuração é o tipo de arte que se desenvolve principalmente na pintura pela representação de seres e objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que as olham” (ENCICLOPÉDIA ITAÚ, 2017). E a arte abstrata, “também chamada de "arte não-representacional" ou " nãofigurativa" é a arte (pintura, escultura, gravura, arte gráfica, arte digital ou outras técnicas) em que não há reprodução ou representação de imagens do mundo visível” (MASINI, 2005). Na arte abstrata, ao contrário da arte figurativa, o artista se expressa por meio de formas, cores, texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de objetos da realidade. Desta forma, como possibilitar ao aluno, por meio da gravura, a compreensão significativa dos conceitos de figuração e abstração?

2
Dislike0
User badge image

LR

Primeiramente é necessário compreender os termos ‘figuração’ (I) e ‘abstração’ (II). Posteriormente compreender os limites e as possibilidades da gravura (III) enquanto ‘técnica’. Arte é processo! Sendo assim, do conhecimento teórico ao tempo gasto com a prática, a experiência artística e a produção de arte são fenômenos concomitantes, conectados e inseparáveis.

I) Sobre o ‘abstrato’ e o ‘figurativo’:

“Do Modernismo e do Conceitualismo, o pintor contemporâneo guarda a crença de que deve considerar seu trabalho não apenas como uma pintura, mas como a representação de uma ideia sobre ela, não importando mais se vai optar pela abstração ou pela representação, se vai transitar pelas duas ou ficar no meio delas.” (JUNQUEIRA, 2015: 140).

“Pode-se dizer que, hoje, a pintura existe não para representar a imagem, mas que a imagem existe para representar a ideia de pintura.” (JUNQUEIRA, 2015: 140).

“O par figuração e abstração, cujo dualismo está na gênese da arte moderna e que foi tema de debate até a época do Expressionismo Abstrato americano, estabeleceu uma dicotomia que, ao longo do tempo, criou rótulos.” (JUNQUEIRA, 2015: 140).

“Abstrato e figurativo tornaram-se, além de elementos de identificação, conceitos decisivos em um trabalho de pintura.” (JUNQUEIRA, 2015: 140).

“Para concluir, lembremo-nos que Duchamp dizia: “arte é sempre uma escolha”. O que quer dizer: haverá sempre exclusões e um artista faz sempre opções, mesmo que seu trabalho pareça contraditório, ambíguo, que negue regras ou que transite por várias vertentes. A negação de uma regra é a criação de outra.” (JUNQUEIRA, 2015: 146).

“Caberia ainda acrescentar que nesse tipo de pintura, em que a abstração e a representação da realidade se misturam, tem-se a sensação de que uma espécie de paisagem da mente é criada. O pintor pode ser comparado com um turista que combina curiosidade e deslumbramento com incompreensão e desconfiança. Tal pintura incute a ideia de sentimentos conflitantes inerentes a esse tipo de perspectiva da realidade. Essa mistura pictórica de figuração e abstração reflete um mundo familiar e estranho ao mesmo tempo. Não é novidade, portanto, e nem quer ser; não faz relação com o inconsciente, nem faz apologia à forma ou ao plano; mas não deixa de ser um mapa formal da mente num plano bidimensional onde cores, gestos e matéria se encontram.” (JUNQUEIRA, 2015: 146).

II) Gravura:

“Gravura é uma imagem impressa a partir de uma matriz. O material da matriz pode variar, sendo chamada de xilogravura aquela que tem uma matriz em madeira, gravura em metal para as que têm uma placa de metal como matriz, litografia para a que a imagem é criada sobre uma pedra e depois transferida para o suporte e, finalmente, a serigrafia, técnica que se utiliza de uma tela preparada. Geralmente as várias cópias da imagem reproduzida são numeradas e levam a assinatura do artista, compondo o que se chama de tiragem. A técnica mais antiga de gravura é a xilogravura, inventada como um método de impressão sobre tecido na China e utilizada no Egito e no Império Bizantino. Sua popularização na Europa deu-se a partir do século XV, devido ao barateamento do papel. A técnica da gravura em metal, que era parte da arte dos ourives na Idade Média, só começou a ser utilizada como meio de reprodução de imagens no século XV. Em 1796, Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer impressões e, após dois anos de experimentações, desenvolveu a técnica da litografia. Embora existam registros de trabalhos utilizando estêncil na China, desde o século VIII, a serigrafia só começa a ser utilizada por artistas na segunda metade do século XX.” (Definição retirada do Glossário de Técnicas Artísticas da UFRGS).

Referência bibliográfica:

JUNQUEIRA, Fátima. Entre a abstração e a imagem realista: pintura no limite. In RS (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.26, pp.138-147

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais