Buscar

Pedir e requerer. Existe diferença?

Nos meios forenses, é comum o uso dos verbos pedir erequerer como se fossem sinônimos. No campo do Direito Processual, porém, há diferença entre eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Rangel Rocha da Silva

PEDIR E REQUERER. EXISTE DIFERENÇA?

Nos meios forenses é comum o uso dos verbos pedir e requerer como se fossem sinônimos. No campo do Direito Processual, porém, há diferença entre eles.

Quem zela pela boa técnica rotula de “requerimento” o pleito de natureza processual. Assim, o correto é requerer – e não pedir – a juntada de um documento, a produção de certa prova, a realização de determinada diligência, o prosseguimento do processo e a designação de data para realização de uma audiência, por exemplo.

Já o “pedido” está sempre vinculado à obtenção de uma tutela jurisdicional. Por isto, o certo é pedir – e não requerer – que seja imposta uma obrigação ao réu, que sejam antecipados os efeitos da tutela, que a sentença tenha determinado conteúdo e que seja dado provimento a um recurso, dentre outros casos.

Infelizmente, o legislador, no CPC, não é muito cuidadoso com o uso de tais verbos, fomentando, com isto, a ideia de que eles podem ser utilizados indistintamente.

Quem preferir utilizar vocábulos mais genéricos, pode lançar mão dos verbos postular e pleitear. Estes, sim, podem ser utilizados indistintamente, tanto para as situações de natureza processual, como para a obtenção de uma tutela jurisdicional.

2
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não há qualquer diferença, seja em campo do direito processual e do direito material, lembrando que, apesar de não ser o caso presente, a própria lei costuma trazer algumas atecnias em suas previsões, então é sempre importante fazer uma análise que se coadune com a doutrina e com a jurisprudência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais