Buscar

É cabível mandado de segurança contra lei?

💡 4 Respostas

User badge image

Rangel Rocha da Silva

CASOS DE NÃO CABIMENTO DO MANDADO DE SEGURANÇA

1 – Contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.

2 – Segundo a Súmula 266 do STF, não cabe MS contra lei em tese, pois para o seu questionamento já existe a via apropriada do controle abstrato de constitucionalidade.

Exceção: O STF admite atualmente o mandado de segurança contra a lei formal de efeitos concretos e imediatos, capaz de afetar posições jurídicas determinadas imediatamente após a sua edição. Elas equivalem a atos administrativos praticados pelo poder executivo eis que, ainda que aprovadas através de um processo legislativo formal, elas não são leis em sentido material, pois não têm abstração, generalidade e impessoalidade. Afetam imediatamente interesses concretos dos cidadãos. Ex.: lei que declara determinado imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação. Pode ser atacada por mandado de segurança, já que produz efeitos imediatos afetando interesse concreto de um cidadão.

 

1
Dislike0
User badge image

Aline B

Mandado de segurança contra lei ou ato normativo em tese: não é cabível (Súmula 266/STF), pois a lei o ato normativo em tese são ineptos para provocar lesão a direito líquido e certo. (JusBrasil)

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não cabe MS contra lei em tese. Nessa hipótese, o adequado seriam as ações de controle de constitucionalidade (ADI, ADC, ADO, ADPF). Inclusive esse é o entendimento pacífico do STF, tal qual indicado na Súmula 266.

Súmula 266/STF: Não cabe mandado de segurança contra lei em tese.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais