Buscar

Qual a relação entre o termo individualismo com racionalismo , iluminismo e capitalismo??

💡 2 Respostas

User badge image

Bia Santana

O individualismo, em princípio, opõe-se a toda forma de autoridade ou controle sobre os indivíduos e coloca-se em oposição ao coletivismo, no que concerne à propriedade. O individualista pode permanecer dentro da sociedade e de organizações que tenham o indivíduo como valor básico - embora as organizações e as sociedades, contraditoriamente, carreguem outros valores, não necessariamente individualistas, o que cria um estado de permanente tensão entre o indivíduo e essas instâncias de vida social. 

Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (commonwealth), base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social. 

 Iluminismo na forma singular justifica-se, contudo, dadas certas tendências gerais comuns a todos os iluminismos, nomeadamente, a ênfase nas idéias de progresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais.

1
Dislike0
User badge image

Luciana Lima

O iluminismo foi um conjunto de ideias que questionavam o antigo regime e se propunham fazer isso de forma racional, questionando a estrutura do poder e fazendo propostas. Por isso lançou as bases da ciência moderna. O individualismo, que assim como o racionalismo, foi desenvolvido previamente no Renascimento, como novo modelo de vida moderno e contrário ao coletivismo da Idade Média, ganhou mais destaque no Iluminismo econômico de Adam Smith, onde o individualismo, ou como ele chamou algumas vezes, o egoísmo, é a mola propulsora que desenvolve a sociedade e todos podem usurfruir deste desenvolvimento. Como no exemplo da cozinheira que faz uma boa comida para manter seu emprego, e todos usufrui da boa comida.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais