Buscar

o que é behaviorismo

💡 5 Respostas

User badge image

Guilherme Johansson

é uma matriz teórica dentro da psicologia que trás uma visão de homem e de mundo baseada em paradigmais positivistas. o objeto de estudo do behaviorismo é o comportamento e, portanto, nega ou exclui a possibilidade de estudar a mente enquanto uma entidade causal dos comportamentos. o principal autou dessa matriz é o Skinner, pai do behaviorismo radical.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O behaviorismo é uma abordagem sistemática para entender o comportamento de humanos e outros animais. Pressupõe que todos os comportamentos sejam reflexos produzidos por uma resposta a certos estímulos no ambiente ou uma conseqüência da história desse indivíduo, incluindo especialmente reforço e punição, juntamente com o estado motivacional atual do indivíduo e os estímulos controladores. Embora os behavioristas geralmente aceitem o importante papel da hereditariedade na determinação do comportamento, eles se concentram principalmente em fatores ambientais.

Surgiu no final do século XIX como uma reação à psicologia profunda e a outras formas tradicionais de psicologia, que muitas vezes tinham dificuldade em fazer previsões que pudessem ser testadas experimentalmente.

As primeiras derivações do Behaviorismo podem ser encontradas no final do século XIX, onde Edward Thorndike foi pioneiro na lei do efeito , um processo que envolvia o fortalecimento ou enfraquecimento do comportamento através do uso de reforços e punições.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais