Buscar

Quais os ossos que formam a cintura escapular?

💡 5 Respostas

User badge image

Geisa Brandão

A Cintura escapular é formada por dois ossos, que é a clavícula e a escápula

1
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

A cintura escapular ou peitoral é o conjunto de ossos no esqueleto apendicular que se conecta ao braço de cada lado. Nos humanos, consiste na clavícula e na escápula; nas espécies com três ossos no ombro, consiste na clavícula, escápula e coracoide.


Algumas espécies de mamíferos têm apenas a escápula. As cintas peitorais são para os membros superiores, pois a cintura pélvica é para os membros inferiores; as cintas são as partes do esqueleto apendicular que ancoram os apêndices ao esqueleto axial.


Nos humanos, as únicas articulações anatômicas verdadeiras entre a cintura escapular e o esqueleto axial são as articulações esterno claviculares de cada lado. Nenhuma articulação anatômica existe entre cada escápula e a caixa torácica; em vez disso, a conexão muscular ou articulação fisiológica entre os dois permite grande mobilidade da cintura escapular em comparação com a cintura pélvica compacta; porque o membro superior geralmente não está envolvido na sustentação de peso, sua estabilidade foi sacrificada em troca de maior mobilidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais